Você está em:

Edith Modesto é a autora indicada da Série Vaga-lume desta semana

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

A escritora indicada desta semana é Edith Modesto. Como Edith Modesto consegue criar histórias tão apropriadas ao universo juvenil, usando com desembaraço a linguagem dos jovens e revelando suas emoções mais íntimas? Simples. Esse foi seu sonho praticamente desde a adolescência. Um sonho que precisou ser adiado várias vezes. Primeiro porque ela precisou dar conta da criação de seus sete filhos; depois porque teve de cuidar da própria formação e dedicar-se às atividades profissionais.

Casada aos 16 anos, Edith recomeçou a estudar quando seu filho caçula fez 6 anos e entrou na escola. Completou o ensino médio junto com seus filhos mais velhos e formou-se em Letras pela USP. Foi professora nas áreas de Comunicações e Letras em diversas universidades, deu aulas em cursos de teatro, foi roteirista de vídeos empresariais, criou uma empresa de comunicação.

Até que resolveu afastar-se por algum tempo de tudo o que fazia e realizar o ambicionado projeto de se tornar autora de livros juvenis. Deu tão certo que, em apenas um ano e meio, aprontou quatro romances, dentre os quais Nos ondas do surfe, que marcou sua estreia pela Editora Ática.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem quatro obras da autora na Série Vaga-lume disponíveis para empréstimo:

Nas ondas do surfe
Daniela e sua equipe de body boarders têm pela frente um desafio e tanto: vencer as etapas da competição que os levará à Califórnia e ao mesmo tempo livrar-se de poderosos traficantes que querem utilizar-se deles para enviar uma encomenda para os Esta dos Unidos. Como eles vão se sair dessa?
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães.

Manobra radical
Após muito sacrifício economizando o pouco que ganha como flanelinha e guardador de carros, Robson consegue comprar um skate novo. É o primeiro passo para realizar seu grande sonho: ser skatista profissional e ajudar a madrinha, com quem mora num barraco de favela, a ter uma vida melhor.
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães e Marcus Vinicius.

O segredo dos índios
Moirá nasceu para ser o próximo cacique dos Kariri-Xocó. Roseli nasceu para ser a herdeira de todo o patrimônio de seu pai, o mais poderoso fazendeiro da região. A paixão uniu os dois jovens. Mas que futuro os espera se o fazendeiro vive em conflito com os índios, na disputa por terra?
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães.

SOS Ararinha Azul
Rafael vai passar uma temporada com a avó, dona Ju, que mora numa pequena e pacata cidade na Bahia. No entanto, tranquilidade não é exatamente o que Rafinha encontra na bucólica Curaçá. Ele e seus amigos começam a desconfiar que uma quadrilha está traficando animais silvestres na região. Resolvem, então, formar um grupo para proteger os animais e desmascarar os criminosos.
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social