De “Cem noites tapuias”, Série Vaga-lume indica Ofélia e Narbal Fontes

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, os autores indicados são Ofélia e Narbal Fontes. Na literatura brasileira, há diversos casos de livros escritos em colaboração. O livro escrito a quatro mãos pode ser o resultado de uma colaboração tão grande que não se distinguem as características de um ou de outro escritor, ou pode ser uma obra em que é fácil ver que trechos pertencem a cada um dos autores.

A obra do casal Ofélia e Narbal Fontes pertence ao primeiro tipo. Eles escreveram muitos livros dedicados à infância e à juventude, num espírito de tal colaboração e entrosamento que, verdadeiramente, o que existe é a obra literária de Ofélia e Narbal Fontes.

Ofélia Fontes nasceu em São Paulo, a 21 de agosto de 1902. Diplomou-se professora primária e técnica de educação no Rio de Janeiro. Escritora, ela exerceu também intensa atividade radiofônica paralelamente à sua carreira na literatura. Faleceu em 1986.

Narbal Fontes nasceu na cidade de Tietê, São Paulo, a 10 de fevereiro de 1899. Faleceu no Rio de Janeiro a 29 de abril de 1960. Foi médico, professor e, sobretudo, escritor. A obra do casal abrange a literatura infantil, a poesia, livros didáticos, biografias e contos.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas conta com dois títulos do casal na Coleção Vaga-lume: “Cem noites tapuias” e “O gigante de botas”, disponíveis para empréstimo.

Cem Noites Tapuias
A narrativa que aborda o conflito entre garimpeiros e indígenas, no Mato Grosso. Quincas Venâncio é o pai de Quinquim que, junto com a professora, foi raptado pelos xavantes. A narrativa do rapto e do resgate dos dois se apresenta paralela a uma série de histórias contadas por Joana, a professora, para tentar amenizar o sofrimento da criança. São mitos e lendas indígenas, em que as lições de comportamento tornam-se exemplares. Durante as cem noites em que passam presos, são contadas histórias pertencentes ao folclore brasileiro, fato enriquecedor da narrativa, que além da história de Quinquim, traz ao leitor o conhecimento de elementos de sua cultura.
Disponível para empréstimo nas seguintes bibliotecas: CEU, Centenário, Júlio Bonazzi.

O Gigante de Botas
O gigante de botas é um romance histórico, publicado originalmente em 1941. Anhanguera e o capitão Ortiz guiam uma bandeira pelas matas goianas rumo à mina dos Martírios. A natureza é o cenário dessa aventura em que os bandeirantes enfrentam indígenas e traições no próprio. O Gigante de Botas não é uma história inventada, é uma história acontecida. Os episódios principais são verdadeiros, os personagens mais importantes são figuras reais.
Disponível para empréstimo nas seguintes bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.