Revitalização Completa da Policlínica Central em Poços de Caldas Aprimora Serviços de Saúde

Na noite desta quarta-feira (29), a cidade de Poços de Caldas celebrou a conclusão da revitalização completa da Policlínica Central, em um evento que contou com a participação de várias autoridades e servidores da saúde. O Coral Municipal Poços de Caldas também proporcionou uma emocionante apresentação, regido pelo maestro Rodrigo Pires, enaltecendo o momento.

O projeto “A Saúde que Poços Merece” trouxe uma ampla renovação na Policlínica Central, com melhorias significativas em várias áreas, incluindo telhado, fachada, pisos, pintura interna e externa, além da instalação de persianas, ar-condicionado e bebedouros. Além disso, foram implementados elementos de comunicação visual, mantendo uma manutenção cuidadosa em toda a parte elétrica, hidráulica e de cabos de rede. O paisagismo também recebeu atenção especial, proporcionando um ambiente externo e interno mais convidativo aos visitantes.

A unidade agora está equipada com um sistema de senha eletrônica e oferece Wi-Fi gratuito para a população. Novos equipamentos, como computadores, ultrassom e raio-x, foram adquiridos, juntamente com móveis planejados, macas e poltronas doados pela PUC Minas Poços de Caldas, por meio de uma parceria público-privada.

Com uma média de 1000 visitantes por dia, a Policlínica Central revitalizada está preparada para atender às crescentes necessidades da comunidade. As instalações atualizadas não só aprimoram a experiência do paciente, mas também proporcionam maior conforto e comodidade para os profissionais de saúde.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou o orgulho da cidade por oferecer um serviço de saúde exemplar: “A nossa saúde já é a melhor. É um tratamento diferenciado, é um tratamento humano. E eu recebo muitas comunicações, pessoas agradecendo. Eu acho que Poços está dando um exemplo.”

O secretário de governo Paulo Ney evidenciou os avanços: “desde o início da primeira gestão do prefeito Sérgio Azevedo, em 2017, tive o privilégio de testemunhar momentos marcantes, como o mutirão de catarata. Ver uma paciente entrar para a sala de cirurgia sem enxergar e sair enxergando tudo foi verdadeiramente emocionante, pois isso muda completamente a qualidade de vida das pessoas. Fico especialmente satisfeito em constatar que uma das áreas que mais tem evoluído em nossa administração é a saúde. Continuamos empenhados em oferecer uma saúde cada vez melhor aos moradores de Poços de Caldas, pois acreditamos que esse é um direito fundamental de cada cidadão e uma prioridade em nossa gestão.

Cristina Filomena Lazzari Gomes, responsável técnica da policlínica, destacou: “Houve realmente uma modificação na estrutura, uma modificação interna e externa, e os pacientes estão vindo com mais conforto para o atendimento. É muito importante essa reforma e esse olhar voltado à policlínica, porque é a primeira vez que realmente tem uma reforma aqui em benefício da população.”

O Secretário Municipal de Saúde também expressou seu entusiasmo com os progressos realizados, enfatizando a importância de uma estrutura adequada para garantir um atendimento de qualidade. Ele afirmou: “Ouvir as palavras de quem está aqui no dia-a-dia mostra o tamanho da mudança que a gente tem feito juntos no nosso sistema de saúde pública.”

O professor Iran Calixto, Pró-Reitor da PUC Minas, destacou a importância da parceria entre a universidade e a saúde pública: “A parceria entre a PUC Minas e a saúde pública de Poços de Caldas é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode trazer benefícios significativos para a comunidade. Estamos orgulhosos de contribuir para a melhoria dos serviços de saúde na região.”

A colaboração entre o setor público e privado foi destacada pelo vereador Kleber Silva, que enfatizou a importância da parceria para melhorar continuamente os serviços de saúde.

O ex-secretário de saúde, Dr. Wilson Batista, elogiou os esforços da administração municipal, destacando Poços de Caldas como uma referência nacional em saúde.

O evento marcou não apenas a conclusão de uma importante obra, mas também o compromisso contínuo de Poços de Caldas em proporcionar o melhor atendimento e cuidado para sua comunidade.