Espetáculo Casulo leva teatro para bebês nos Centros de Educação Infantil de Poços

Em Poços de Caldas, até os bebês já se conectam com a arte. Por meio do Edital de Programação Cultural para a Educação Infantil, a Cia. Nós de Teatro apresentou, nos dias 10 e 11 de junho, o espetáculo Casulo, pensado e produzido especialmente para os pequeninos de 0 a 3 anos.

O espetáculo para bebês, inédito e autoral, conta com três atrizes e um músico em cena, com duração de 25 minutos, música e sonoplastia ao vivo, visando um encontro da sensibilidade estética e poética através da arte, proporcionando um espetáculo lúdico, criativo e intimista.

Depois de ter passado pelo Centro de Educação Infantil Girassol, no Jardim Itamaraty, o espetáculo Casulo foi apresentado no CEI Arco-íris, no Santa Augusta, nesta terça-feira (11). Casulo – Espetáculo para bebês é um percurso poético que entrelaça o real, o imaginável e o surreal. O vice-prefeito Júlio César de Freitas e os secretários municipais de Cultura, Gustavo Dutra, e Educação, Deborah Brianezi, prestigiaram a apresentação.

“É emocionante ver os olhinhos brilhando dos bebês na apresentação do teatro no CEI Arco-íris. Eles permaneceram atentos, interagiram, reconheceram símbolos corporais. Pedagogicamente, isso tudo é muito gratificante para nós e nos mostra que estamos no caminho certo, oferecendo a todos, dos bebês aos adolescentes, a parte cultural”, destacou a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi.

A Cia. Nós de Teatro traz em seu currículo, trabalhos de intervenção urbana e teatro de rua que propiciam a democratização do acesso à arte, além de espetáculos voltados para o público infantil, contação de histórias, temáticas brincantes e da cultura popular. É composta por multiartistas que propõem em suas particularidades e pesquisas o contato com a arte-educação, corroborando para novas práticas artísticas.

“Casulo – Espetáculo para bebês é o trabalho mais recente do grupo, utilizando objetos cênicos, recursos sonoros, figurinos, a intenção é proporcionar um ambiente instigante e acolhedor, envolvidos na sinergia da poética, da inocência e da ludicidade do nascer da borboleta, ao romper o casulo e liberar suas asas”, explica a atriz e diretora, Évila dos Anjos.

Cultura e Educação
O espetáculo é viabilizado por meio do Cultura e Educação, conjunto de ações culturais para unidades escolares da Secretaria Municipal de Cultura, que visa oportunizar o encontro da arte e da cultura com as crianças e adolescentes matriculados nas unidades públicas de ensino do município.

“É sempre fascinante presenciar o encontro da arte e da cultura com as crianças e adolescentes das nossas escolas, mas foi ainda mais especial poder vivenciar este espetáculo pensado para os bebês. Quero parabenizar a Cia. Nós de Teatro pela iniciativa e destacar a relevância das ações integradas entre Cultura e Educação”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A iniciativa Cultura e Educação reúne três produtos sistematizados em três editais específicos, voltados para artistas, agentes culturais e arte-educadores para a execução de propostas artístico-culturais em escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em Poços de Caldas. A iniciativa conjunta visa trazer experiências artísticas para crianças e adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento social, cultural e cognitivo.

Direção/Dramaturgia: Évila dos Anjos
Assistência de direção: Coletiva