CineFricção inicia novo ciclo de exibições e homenageia Tine Taga

(Foto: João Ferreira Xuão)

Com entrada gratuita, primeira ação acontece no Museu de Poços

Com a intenção de democratizar o acesso às produções audiovisuais LGBTQIAPN+, o CineFricção retoma nesta semana um novo ciclo de exibições com três ações gratuitas, que acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de junho, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Ao longo deste mês as temáticas selecionadas pela curadoria dos filmes serão o amor entre mulheres; vivências de pessoas soropositivas e o corpo em festa. Após cada sessão, haverá uma conversa mediada, onde os participantes poderão refletir e discutir de forma sensível as questões importantes abordadas, promovendo um diálogo significativo, respeitoso, como importante ferramenta para a quebra de preconceitos relacionados à comunidade.

Na primeira ação, nesta quinta-feira (13), serão exibidos os curtas “Um Brinde ao Vinho que Não Tomamos” e “Delírio”, da atriz e diretora Babi Mazzo, que apresenta o amor entre mulheres em uma visão sensível, profunda e essencial.

O projeto exibe também “Me Atinei”, curta protagonizado e inspirado na vida da artista Tine Taga, falecida na última sexta-feira, 7 de junho. Tine é uma importante figura na luta contra a LGBTfobia, usando a sua arte e influência para defender pautas relacionadas à diversidade e ao respeito pelos diferentes corpos e identidades de gênero.

Além das exibições, Paulo Tothy mediará a roda de conversa desta primeira ação, que recebe a jornalista e escritora Jéssica Balbino para um bate-papo imersivo, garantindo uma troca inclusiva e descontraída.

Com acessibilidade, as exibições contam com a interpretação em Libras, além do espaço ser adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Vale lembrar que esta temporada do CineFricção é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, com coordenação e mediação de Dani Silva, curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, assistência de produção de Thiago Silva e Mateus Baratelli, produção de Alyson Dias e Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, além do apoio do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Para mais informações sobre as ações do CineFricção, basta acompanhar ou entrar em contato através das redes sociais do @cine.friccao ou da produtora @carvalhoagenciacultural.

CineFricção – Especial Dia dos Namorados
Data: quinta-feira, 13 de junho de 2024
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
*Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço.