Estudantes vencedores do concurso de desenho e redação sobre trabalho infantil são premiados

Considerando a relevância que a incidência do trabalho irregular e exploratório exercido por crianças e adolescentes traz, o AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realizou o concurso cultural de redação e desenho como campanha educativa sobre o assunto. A premiação do concurso, destinado aos alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais, foi realizada na tarde da última quinta-feira (13), no Espaço Cultural da Urca.

Desde o início do ano, a equipe AEPETI visitou as escolas públicas do município, contatou os gestores escolares e realizou reuniões com a participação da Secretaria Municipal de Ensino e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas para apresentar, divulgar e sensibilizar sobre a importância do trabalho pedagógico com o tema e a participação dos alunos no Concurso de Desenho e Redação AEPETI.

O concurso de redação e desenho envolveu um grande número de alunos e professores em uma reflexão crítica sobre os impactos do trabalho infantil. A iniciativa não só incentivou a expressão criativa, mas também a participação social, demonstrando que a educação e a cultura são ferramentas poderosas na luta contra o trabalho infantil.

Também houve apresentação de esquete teatral com o Círculo de Arte

“É muito importante que as ações comecem nas escolas, trabalhando sobre o tema do trabalho infantil com as crianças e adolescentes para que eles já comecem a ter consciência sobre isso e se tornem também multiplicadores das informações”, destacou a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi.

O concurso abrangeu duas categorias: desenho, para crianças entre 7 e 12 anos; e redação, para adolescentes entre 13 e 17 anos. Todos os participantes são alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

AEPETI
O AEPETI é desenvolvido em Poços de Caldas pela Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), por meio de termo de colaboração com a Secretaria Municipal de Promoção Social. “Neste evento específico, foram trabalhadas com as crianças e adolescentes das escolas públicas do município informações gerais sobre o que é o trabalho infantil, porque ele é prejudicial, quem pode trabalhar como menor aprendiz e de que forma”, explica a presidente da APHAS, Nelma Cristina Moreira.

O AEPETI realiza ações estratégicas de direcionamento para crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho irregular. As ações englobam também campanhas educativas visando conscientizar a população. “Com o concurso, nossa intenção foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos e consequências do trabalho irregular, quando eles estão sendo explorados e quando há algum tipo de violação de direitos”, pontuou a coordenadora do AEPETI, Isabela Maria Vieira de Souza Pereira.

A ação marca a programação alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado na última quarta-feira (12). A data é dedicada a promover reflexões sobre os direitos fundamentais de todas as crianças e conscientizar a sociedade sobre os danos do trabalho infantil e a urgência de erradicá-lo globalmente.

ESCOLAS VENCEDORAS:

6º ano A – Escola Estadual João Eugênio de Almeida
Professora Orientadora: Karla Maciel

Estudante: Isabela Sanchez Silva
4º ano A – Escola Municipal Vitalina Rossi Professora Orientadora: Geisiane de Cássia Gonçalves Ferreira

Estudante: Rafaela Muniz Bernardes
1º ano A – Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida