Ivan Jaf é o autor indicado da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor indicado é Ivan Jaf. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1957. Na década de 70 viajou de mochila pela Europa e América Latina, até voltar ao Rio nos anos 1980 e iniciar sua carreira de escritor. Começou como roteirista de histórias em quadrinhos para a antiga editora Vecchi, colaborando com as revistas de terror Spektro, Sobrenatural, Histórias do Além e Pesadelo. Escreveu roteiros de quadrinhos de ficção científica para o renomado desenhista argentino Solano López.

No começo da década de 1990 passou a escrever para crianças e jovens. Atualmente tem mais de 60 livros de ficção publicados, adotados em escolas de todo o Brasil, diversos deles premiados pela União Brasileira dos Escritores e Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil. Por três vezes foi finalista do prêmio Jabuti, categoria juvenil.

Em 2009 voltou aos quadrinhos, adaptando clássicos da literatura brasileira para graphic novels, em parcerias com desenhistas consagrados como Guazzelli, Rodrigo Rosa e Luiz Gê, várias delas finalistas do Troféu HQMIX.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem três livros do autor na Série Vaga-lume disponíveis para empréstimo: Consertam-se arco-íris, O robô que virou gente e O super tênis, nas unidades Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Consertam-se arco-íris
Ciro, um garoto órfão que gosta das coisas sempre bem-arrumadas, e Arivaldo, um senhor ranheta e alcoólatra, unem-se para cumprir a difícil missão de reerguer um arco-íris que caiu do céu.
Ao fugir do orfanato, Ciro encontra uma coisa prá lá de improvável: um arco-íris que caiu no pasto. Como o garoto gosta de tudo no devido lugar, decide que tem de colocar aquele arco-íris de volta no céu de qualquer jeito. Mas como é difícil encontrar um adulto que acredite nele! Arivaldo, um simples sapateiro desiludido com a vida depois de ficar viúvo, se diz consertador de arco-íris e se dispõe a ajudá-lo.

O super tênis
Tio Mariano inventou um tênis cheio de truques, capaz de fazer manobras incríveis. Mas o invento está ameaçado e Pedro tem de defendê-lo. Um bandido está disposto a qualquer loucura para roubá-lo e ficar com a patente. Pedro passa a enfrentar sequestros e perseguições, com a ajuda de Euclides P., um detetive que resolve tudo usando a Matemática; e de Andréia, uma menina impulsiva, que ainda não é sua namorada, mas… As armas empregadas contra o inimigo não são nada convencionais: equações de geometria, vírus de computador e as invenções do tio Mariano: um rádio-pipoqueira e o próprio Super Tênis!

O robô que virou gente
Pedro já está acostumado com as loucuras de seu tio Mariano. Até gosta das suas invenções malucas que garantem boas aventuras. Só que desta vez o tio exagerou: inventou um robô tão prestativo e eficiente que acabou despertando o interesse de bandidos perigosos que querem usá-lo no tráfico. E como se isso não bastasse, a máquina está se comportando como gente e metendo todo mundo na maior confusão. Felizmente Pedro tem Andréia para ajudá-lo, e o detetive Euclides P., que sempre usa a matemática para resolver todos os problemas. Este livro é uma sequência de O Super Tênis.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h.

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.