Você está em:

Circuito das Artes Visuais tem início nesta quinta-feira (17), com a exposição “Eco-mandala”

Tem início nesta quinta-feira, 17 de outubro, o Circuito das Artes Visuais promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. A exposição “Eco-mandala: Um diálogo fotográfico entre Humanidade e Natureza” abre a programação na Galeria Malala Prézia, no Espaço Cultural da Urca, a partir desta quinta e segue até 28 de outubro.

Centrada na fotografia, a exposição do artista visual Miguel Fernandes explora a relação entre humanidade e natureza, estabelecendo diálogos com conhecimentos da arte, psicologia, ecologia e sociologia. As obras propõem uma reflexão entre esses campos, materializada em forma de Mandalas Fotográficas criadas digitalmente, tendo como substância estrutural fotografias de elementos naturais.

Já a partir deste sábado (19) até 30 de outubro, o Museu Histórico e Geográfico entra no circuito de artes visuais com a exposição “Omi Osogbo. As águas do Rio de Osogbo. Lembranças das cores de uma viagem pela Nigéria”. O trabalho do artista plástico Marcelo Abuchalla composto por mais de 450 peças é o caminho da floresta de Osun que leva ao rio de Osogbo. Um Mapa ou uma carta cartográfica? Tanto faz porque quem conduz é a água.

Também de 19 a 30 de outubro, o Box Cultural, no piso superior do Mercado Municipal, abriga a exposição “Pássaros – desenhos tridimensionais”. Os pássaros do artista Cláudio Guedes são desenhos tridimensionais cujo resultado plástico são formas escultóricas de aves-ninho, de diferentes formas e tamanhos, feitas a partir do entrelaçamento de elementos vegetais e ação-passarinho. São formas encarnadas dos traços de um artista singular, expressões de sua vida cotidiana, sua poética e manifestação existencial.

Circuito
A iniciativa inédita visa levar exposições fotográficas, de artes visuais e artes plásticas, grafite e pintura para locais como a Galeria Malala Prézia, no Espaço Cultural da Urca, Museu Histórico e Geográfico, Box Cultural do Mercado Municipal e escadarias dos bairros São José e Vila Nova.

Foram selecionadas 16 produções artísticas por meio do Edital Secult 6/2024 – Fomento a Artes Plásticas e Visuais – Modalidade Credenciamento. O formato do circuito foi pensado com estreita colaboração das Câmaras Setoriais de Artes Plásticas e Artes Visuais do Conselho Municipal de Política Cultural.

O Circuito das Artes Visuais, que tem início nesta quinta-feira (17), segue até 29 de janeiro, com entrada gratuita. Confira a programação do mês de outubro:

GALERIA MALALA PRÉZIA – ESPAÇO CULTURAL DA URCA
17 – 28 de out
Eco-mandala: Um diálogo fotográfico entre Humanidade e Natureza
A exposição apresenta as obras do artista visual Miguel Fernandes. Centrada na fotografia, explora a relação entre humanidade e natureza, estabelecendo diálogos com conhecimentos da arte, psicologia, ecologia e sociologia. As obras propõem uma reflexão entre esses campos, materializada em forma de Mandalas Fotográficas criadas digitalmente, tendo como substância estrutural fotografias de elementos naturais.

MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO
19 – 30 de out
Omi Osogbo. As águas do Rio de Osogbo. Lembranças das cores de uma viagem pela Nigéria
Esse trabalho do artista plástico Marcelo Abuchalla composto por mais de 450 peças é o caminho da floresta de Osun que leva ao rio de Osogbo. Um Mapa ou uma carta cartográfica? Tanto faz porque quem conduz é a água.

BOX CULTURAL – MERCADO MUNICIPAL
19 – 30 de out
Pássaros – desenhos tridimensionais
Os PÁSSAROS de Cláudio Guedes são desenhos tridimensionais cujo resultado plástico são formas escultóricas de aves-ninho, de diferentes formas e tamanhos, feitas a partir do entrelaçamento de elementos vegetais e ação-passarinho. São formas encarnadas dos traços de um artista singular, expressões de sua vida cotidiana, sua poética e manifestação existencial.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social