Alerta de Chuvas Intensas em Poços de Caldas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para tempestades em Poços de Caldas a partir das 0h00 desta sexta-feira, 18, com previsão de término no sábado, 19. Segundo o órgão, são esperadas chuvas intensas, variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos poderão atingir velocidades entre 60 e 100 km/h, e há risco de queda de granizo.

Diante dessas condições, o alerta reforça a possibilidade de cortes de energia elétrica, cortes em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A Defesa Civil está em alerta, e as equipes da prefeitura, incluindo as secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME e Bombeiros, estão mobilizadas para minimizar os impactos. As ações de limpeza de vias e desobstrução de bueiros estão sendo intensificadas para prevenir maiores transtornos.

A Prefeitura de Poços de Caldas mantém uma rotina de manutenções preventivas em infraestruturas, como bueiros e rios, especialmente na primavera. Desde 2017, a gestão municipal tem implementado ações como o alargamento do leito da Av. Mansur Fraya e a construção de gabiões, que visam minimizar os riscos relacionados às chuvas fortes.

A Defesa Civil recomenda que os moradores e visitantes adotem medidas de segurança durante as chuvas intensas:

Evite áreas de inundação e alagamentos.
Caso observado por uma inundação no veículo, saia pela janela e peça de socorro.
Eleve móveis e objetos em áreas sujeitas a inundações.
Não utilize alimentos ou água contaminados.
Mantenha-se longe de enxurradas e crianças fora de áreas de risco.
Desconecte aparelhos elétricos e evite contato com água em locais alagados.
Não estacione sob árvores e fique distante de cabos elétricos rompidos.
Em caso de rachaduras ou movimentações de terra, contate imediatamente a Defesa Civil (199).

A população pode acionar a Defesa Civil pelos números 193, 199, 153 ou 3697-2266.