Tudo é rio, de Carla Madeira, é a indicação de leitura das bibliotecas desta semana

“A vida dá um jeito de manter a gente vivo mesmo quando a gente morre de dor”. Livro do ano de 2023, Tudo é rio, da escritora Carla Madeira, é a indicação de leitura das bibliotecas públicas para esta semana.

Livro de estreia de Carla Madeira, lançado em 2014 pela Editora Quixote, Tudo é Rio alcançou grande sucesso no seu relançamento em 2021, ficando na lista de livros mais vendidos da PublishNews e Amazon. Em 2024, a mineira Carla Madeira conquistou o prêmio de melhor livro de ficção lusófona com Tudo é rio, concedido pela Bertrand, a mais antiga e maior rede de livrarias de Portugal. A obra foi lançada na terra de Camões pela Infinito Particular Editora.

Com uma narrativa madura, precisa e, ao mesmo tempo, delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “Tudo é rio é uma obra-prima e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga. A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui ora intensa, ora mais branda de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.”

Título: Tudo é rio
Autora: Carla Madeira
Ano de lançamento: 2014
Editora: Editora Quixote

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

Tudo é rio está disponível para empréstimo em duas unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Confira os endereços e horários de funcionamento.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.