Poços de Caldas registrou um aumento na média mensal de exames, consultas feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS),de janeiro a agosto deste ano, dando continuidade ao programa Saúde Fila Zero. O aumento no número de atendimentos está diretamente ligado à contratação de servidores, médicos especialistas, aquisição de equipamentos, obras que possibilitaram a ampliação de algumas unidades e credenciamento com várias clínicas do município, tudo para acelerar a realização de procedimentos e diminuir as filas de espera.
Entre janeiro e agosto de 2024, a Central de Agendamentos realizou 108.039 agendamentos de consultas e 104.281 agendamentos de exames , números que representam um crescimento significativo em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 71.904 consultas e 60.940 exames. Um aumento de 50,3% no número de consultas e 71,1% no número de exames.
A equipe de controle e avaliação, composta por 55 profissionais entre administrativos, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas e estagiários, tem trabalhado intensamente para garantir que todas as atividades e processos da Secretaria sejam alinhados com esses objetivos. “2024 foi um ano de intensa dedicação e trabalho, onde o aumento das demandas exigiu um maior desempenho e disponibilidade de toda a equipe. Nesta semana, realizamos uma apresentação para compartilhar os resultados alcançados. Nosso objetivo é demonstrar aos servidores as ações executadas e destacar a importância de cada um no resultado final.” relatou a diretora do Departamento de Controle e Avaliação Elisandra Pizzol.
Além disso, a Central de Internações Eletivas e de Urgência (SUSFacil) encaminhou 3.283 pacientes para cirurgias , enquanto o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) registrou 292 novos laudos para autorização , 237 novos pacientes encaminhados para tratamento em outros municípios e 2.189 agendamentos realizados . Na Central de Oncologia, 1.031 pacientes tiveram a documentação de entrada registrada , e a Junta Reguladora da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência encaminhou 1.081 pacientes para entidades conveniadas .
O secretário de saúde, Thiago Mariano agradeceu todo o empenho dos servidores: “Neste ano, conseguimos dar passos importantes para melhorar o atendimento à nossa população. Com a dedicação de nossa equipe, realizamos mais de 108 mil agendamentos e encaminhamentos para cirurgias e tratamentos especializados. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso à saúde de qualidade e tratamento de forma igualitária.
Agradecemos a todos os profissionais envolvidos e à população, que confiam em nosso trabalho. Seguiremos trabalhando para oferecer um SUS eficiente, humanizado e acessível para todos.”