Estão abertas até 26 de novembro as inscrições para atrizes e atores de Poços de Caldas que desejam obter seu registro profissional (DRT). O exame de capacitação profissional do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais – SATED/MG – será realizado nos dias 29 e 30 de novembro.
Para participar, é necessário realizar o depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 em conta específica do SATED, até 26 de novembro, e providenciar toda a documentação exigida, que inclui o requerimento preenchido, cópias dos documentos pessoais e material comprobatório da atuação na área de artes cênicas, entre outros, para apresentação no dia do exame. A idade mínima para a participação na banca é 16 anos. Todos os dados sobre a inscrição e o processo da banca estão disponíveis aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 35 99222-2474.
O exame de capacitação profissional para ator e atriz está em consonância com a Lei 6533/78 e Decreto 82385/78, que regulamentam o exercício profissional de artistas e técnicos em espetáculos de diversões. Os interessados deverão participar da palestra “Aspectos da Profissionalização de artistas e técnicos”, com a presidente do SATED, Magdalena Rodrigues, no dia 29 de novembro, às 18h, na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Na sequência, das 19h às 21h, será realizado um seminário sobre as Obras/História do Teatro.
Já o exame prático acontece no dia 30 de novembro, das 10h às 17h, também na Biblioteca Centenário. O candidato deverá apresentar à Banca um texto (Monólogo), com duração de no máximo três minutos, escolhido entre as obras indicadas para leitura (Édipo Rei, de Sófocles; O Mambembe, de Artur Azevedo; e O Figurante, de Jair Raso); um texto (Monólogo) de sua livre escolha e uma improvisação com tema proposto pela Banca de Capacitação Profissional.
Os membros da Banca de Capacitação Profissional que acompanhará os exames serão escolhidos pelo SATED/MG, que designará três profissionais entre atores, professores de teatro e diretores de notória competência na área artística, que observarão os seguintes critérios: concentração; ritmo da atuação; relação espaço cênico e ator; capacidade de improvisação, trabalho corporal; trabalho de voz e emissão vocal; capacidade de construção de uma cena com princípio, meio e fim. Os resultados serão divulgados ao término dos exames.
A iniciativa é uma realização do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.