Orientação, panfletagem, testes rápidos de HIV e Sífilis e distribuição de preservativos: estes foram os atendimentos disponibilizados no último domingo, 1, na Praça Pedro Sanches. A mobilização foi no Dia Mundial de Luta contra a AIDS e abriu as ações do Dezembro Vermelho na cidade. “Realizamos 30 testes durante o dia e tivemos um resultado positivo para Sífilis, que foi encaminhado para o nosso serviço, para descarte ou confirmação de diagnóstico e início do tratamento, caso necessário”, comentou a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Dirce Tomoko Hara Soares. Relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação: estas são formas de transmissão do vírus HIV. Como parte do Dezembro Vermelho, o serviço da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar atendimentos em diferentes pontos da cidade. Servidores da CBA e DMAE; comunidade da Unifal e atendidos na Clínica Serena estão entre os públicos que receberão a equipe durante o mês. “Sempre fazemos este atendimento extramuro para atingir mais pessoas e divulgar nosso trabalho e sempre há um reflexo positivo que é o aumento pontual da procura pelos nossos serviços”, afirmou a coordenadora. O telefone do DST/AIDS para fazer esta solicitação e também para outras informações é o 3697-2274.
Casos de HIV
Foram registrados este ano em Poços, 46 casos de HIV, sendo 41 masculinos e 5 femininos: 19 casos na faixa etária de 21 a 30 anos;
8 casos entre 31 a 40 anos;
14 casos entre 41 a 50 anos; e
5 casos na faixa etária dos 51 aos 60 anos. Em 2018, foram 45 casos. Em 2017, 40 diagnósticos; 43 em 2016 e 45 em 2015.
Serviço Especializado
O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O DST/Aids em Poços também oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP). O Programa fica na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará. O atendimento está disponível durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento.