A partir da próxima segunda-feira, 23, está suspenso o atendimento para cadastro no Programa Municipal de Castração Animal, da Secretaria Municipal de Saúde. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas, como prevenção da proliferação do Novo Coronavírus Covid 19. “Nesta segunda, 16, atendemos mais de cem pessoas. O tempo estava bom e nós fomos organizando, trazendo as pessoas aos poucos para dentro do salão de atendimento. No entanto, muitas pessoas não vem sozinhas, trazem outro acompanhante, inclusive crianças, o que nos preocupou bastante”, contou Aretha Carneiro Corrêa, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.
A suspensão é temporária e por tempo indeterminado, conforme explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago. “Esta decisão faz parte de um alinhamento, não só com a Secretaria Municipal de Saúde, mas com todas as outras medidas que vem sendo adotadas no município, com o objetivo de fazer esta contenção. Trabalhamos e esperamos que em breve, nosso atendimento também possa ser normalizado, com conforto e segurança para todos”.
O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos foi implantado no final de 2017 e desde então já são mais de 8.500 animais cadastrados e mais de 7 mil cirurgias realizadas. Cães e gatos são atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Todos os animais recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. Quem já cadastrou o animalzinho no Programa, deve verificar com a clínica escolhida para a cirurgia, o agendamento para a realização. As clínicas têm o prazo de até três meses para o atendimento. “Este programa faz parte do Projeto Melhor Amigo que traz uma série de medidas pensadas com muito carinho para a causa animal. São resultados muito satisfatórios. Neste momento, em função do cuidado com a saúde pública e para o bem de todos, interrompemos os cadastros mas em breve, esperamos poder retomar com esta importante ação”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.