Autarquia Municipal de Ensino lança Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 1º a 30 de novembro

(Imagem ilustrativa)

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, a Autarquia Municipal de Ensino vai atuar na alfabetização de jovens e adultos. As inscrições para o curso “Ações e Noções: Educação de Jovens e Adultos – Ler e escrever em busca de novos horizontes” são gratuitas e devem ser realizadas de 1º a 30 de novembro, pelo telefone 3714-3004 ou pelo link https://bit.ly/cursodealfabetizacaopc.

O curso de alfabetização de jovens e adultos é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Ensino (AME), Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Salesianos e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas.

As aulas terão início no primeiro semestre de 2022 e a previsão é que as atividades sejam realizadas em unidades educacionais localizadas nas regiões onde há maior necessidade.  “Sem dúvida, o curso de alfabetização de jovens e adultos é uma das ações mais relevantes constantes do plano de trabalho da Autarquia Municipal de Ensino para 2022. Como educador, é muito gratificante estar como diretor da AME e empreender uma iniciativa dessa proporção, em parceria com a Prefeitura, Superintendência de Ensino e Salesianos”, destaca o diretor da AME, Profº Me. Carlos Roberto de Oliveira Costa.

A proposta nasceu da identificação desta demanda junto às secretarias municipais de Educação e de Promoção Social. Segundo dados da Secretaria Municipal de Promoção Social, em Poços de Caldas há 2.128 pessoas analfabetas inscritas no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), sendo 890 homens e 1.238 mulheres. A maior incidência por faixa etária está entre os idosos de 66 a 75 anos (488 pessoas). Já entre os jovens de 15 a 25 anos, há 293 analfabetos.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência do Professor Monsenhor Trajano Barroco, em parceria com a AME, realizou uma pesquisa de escolaridade junto às comunidades das unidades da rede pública, de forma a levantar dados que norteiem as ações educacionais no município, especialmente no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O curso
A supervisora pedagógica da Autarquia Municipal de Ensino, Prof.ª Ma. Silvana Maria Jacinto, informa que o curso foi pensado em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96), no sentido de oportunizar aos jovens e adultos o exercício pleno de sua cidadania, reconhecendo o seu papel na sociedade, facilitando o ingresso no mercado formal de trabalho e possibilitando a continuidade dos estudos.

“Para a educação via EJA se faz necessário o desenvolvimento de um método de alfabetização baseado em suas experiências vividas, com palavras geradoras que os motivem a ampliar um repertório baseado na leitura, na escrita e no adicionar, subtrair, multiplicar e dividir através do diálogo”, ressalta Silvana Jacinto, no projeto do curso ““Ações e Noções: Educação de Jovens e Adultos – ler e escrever em busca de novos horizontes” .

Telefone 3714-3004 ou pelo link https://bit.ly/cursodealfabetizacaopc.