Não haverá mutirão de atualização do BPC neste sábado

A partir da próxima segunda-feira, os beneficiários que ainda não atualizaram o cadastro devem ir diretamente ao Salão Norte da Urca

A Secretaria Municipal de Promoção Social informa que NÃO HAVERÁ mutirão de atendimento para atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) neste sábado (19), já que o Sistema de Cadastro Único do Ministério da Cidadania estará indisponível nos dias 19 e 20 de fevereiro, para a extração da cópia da base nacional de dados, além de outras manutenções realizadas pela Caixa Econômica Federal (CAIXA).

O mutirão de atualização do BPC, que está sendo realizado no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, retorna na segunda-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (25), das 8h às 17h. A equipe de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Promoção Social já contatou todos os beneficiários cujos telefones estavam ativos. Agora, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciaram as visitas domiciliares aos beneficiários que ainda não realizaram a atualização cadastral e não foram localizados via telefone.

A partir desta semana, não será mais necessário agendar o atendimento por telefone ou Whatsapp. Os beneficiários devem se dirigir diretamente ao Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (de 21 a 25/2), com toda a documentação necessária para a atualização do cadastro.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio mensal destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que possuem renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Desde 2016, todos os beneficiários do BPC precisam estar inscritos no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), além de manter o cadastro atualizado. O Ministério da Cidadania e a Prefeitura têm desenvolvido ações para que ninguém fique fora do cadastro e tenha seu benefício bloqueado.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3715-3701 e 3712-3033.

Documentação
No dia do cadastramento ou atualização, no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, o responsável familiar deve levar seus DOCUMENTOS ORIGINAIS e de todas as pessoas que residem na casa.

Para maiores de 16 anos:
– Carteira de Trabalho;
– Título de Eleitor (obrigatório a partir dos 18 anos);
– Carteira de Identidade;
– CPF (obrigatório para todos os membros da família);
– Holerite (para quem trabalha com carteira registrada);
– Demonstrativo do Valor da Aposentadoria/Benefício INSS;
– Conta de Luz atual.

Para menores de 16 anos:
– Certidão de Nascimento;
– Declaração Escolar (até 17 anos);
– Carteira de Vacinação (até 6 anos);
– Termo de Guarda (para crianças que não moram com os pais).