19 de agosto é Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua

Programação foi finalizada com evento no Parque Municipal Antônio Molinari

Pela primeira vez, Poços de Caldas celebrou o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua. A Lei 9.540, que estabelece a data, foi sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 28 de dezembro de 2021. Com isso, a data passa a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do Município de Poços de Caldas.

A data foi estabelecida porque 19 de agosto é Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituído em referência ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo/SP.

Por lei, anualmente em 19 de agosto, o Poder Público, instituições de ensino e organizações sociais devem realizar, promover e apoiar eventos que visem à conscientização sobre a luta da população em situação de rua, inclusive firmando parcerias para a promoção de atividades alusivas à conscientização e atenção sobre o tema.

Em que rua você mora?
Desde a última segunda-feira (15), a rede de atendimento à pessoa em situação de rua de Poços de Caldas – Rede Pop – realiza a Semana de Luta da Pessoa em Situação de Rua, com o tema “Em que rua você mora?”, com o objetivo de colocar o assunto na pauta do dia da sociedade, com atividades que incluem exposição fotográfica, apresentações culturais e serviços de autocuidado e Olimpíada POP RUA.

O encerramento da programação foi realizado na tarde desta sexta-feira, 19 de agosto, no Parque Municipal Antônio Molinari, com apresentações musicais, show da dupla sertaneja Canarinho e Campo Grande, distribuição de pipoca e algodão doce, participação do Conselho de Pastores, equipe do Consultório na Rua e parceiros do Sistema S.

“19 de agosto é o Dia Nacional e agora Municipal da Luta da População em Situação de Rua. A data traz à memória os companheiros de rua que se foram, mas também comemora os avanços alcançados desde então e a contínua luta pela garantia de direitos”, ressaltou a coordenadora da Casa de Passagem Travessia, Cláudia Gonçalves Oliveira, durante o evento de encerramento da programação.

Para 2022, representantes de instituições socioassistenciais e servidores envolvidos nos diversos serviços ofertados à população em situação de rua pensaram coletivamente em uma temática para a ação: “Em que rua você mora?”. “Quero agradecer a cada instituição parceira, a cada voluntário e servidores envolvidos: vocês fizeram a diferença. O que vivenciamos nesta semana é a execução de uma política pública que pensa no outro e em todos nós. Afinal, em que rua cada um de nós mora? Alguns moram na rua, literalmente, nas calçadas, nas marquises, embaixo das pontes e outros moram em belas casas, mas que, muitas vezes, são mais frias e solitárias que as ruas que a população em situação de rua vive”, destacou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.