80 mudas de árvores são plantadas na Avenida Mansur Frayha, em Poços de Caldas

Iniciativa antecipa a comemoração dos 152 anos da cidade, que será no próximo mês

Na última sexta-feira(11), a Avenida Mansur Frayha, em Poços de Caldas, ganhou um novo visual com o plantio de 80 mudas de árvores da espécie Acer rubrum (acer rubro). A ação, realizada pela Alcoa em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, visa ações socioambientais e faz parte das comemorações antecipadas do 152º aniversário do município, que será celebrado no próximo mês.

O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do secretário de Serviços Públicos Celso Donato, do secretário adjunto Miguel Salles e de funcionários(as) da Alcoa, que participaram voluntariamente do plantio. A espécie escolhida, o acer rubro, é conhecida por suas belas flores vermelhas e rápido crescimento, sendo altamente ornamental.

Rodrigo Giannotti, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas, destacou a importância da iniciativa: “Estamos comprometidos com o desenvolvimento compartilhado das regiões onde atuamos por meio de ações socioambientais como esta. Além de embelezar a entrada da nossa cidade, essas árvores também vão colaborar para criar um ambiente mais fresco e equilibrado.”

O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou que o plantio marca o início das comemorações do aniversário de Poços de Caldas: “É uma ação que se soma às mais de 20 mil mudas plantadas pela Prefeitura nos últimos anos, demonstrando nosso compromisso com o meio ambiente. Poços de Caldas ganha um presente que irá atravessar gerações, marcando a parceria da Alcoa, uma empresa exemplo em responsabilidade social e ambiental.”

Desde o início de suas operações na cidade, a Alcoa tem contribuído ativamente para a preservação ambiental, especialmente por meio do Parque Ambiental, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Nos últimos 31 anos, o parque tem promovido visitas e doações de mudas às comunidades locais. Somente no ano passado, mais de 27 mil mudas foram distribuídas, todas cultivadas no viveiro da empresa, que tem capacidade de produzir 120 mil mudas por ano de 70 espécies nativas da Mata Atlântica.

Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa, ressaltou o papel da empresa na educação ambiental: “Desenvolvemos programas como o Cultivando a Mata Atlântica e o Parque de Portas Abertas, além de ações de reflorestamento e parcerias para estudos com o IF Sul de Minas.”

O secretário de Serviços Públicos, Celso Donato, ressalta que mais de 20 mil árvores já foram plantadas em Poços de Caldas, e nosso objetivo é expandir ainda mais esse número. Estamos constantemente trabalhando para tornar nossa cidade mais verde e sustentável. Essas parcerias com empresas, como a que realizamos com a Alcoa, são fundamentais para atingirmos nossas metas. A colaboração entre o poder público e o setor privado faz toda a diferença, permitindo que ações de reflorestamento e preservação ambiental avancem de forma significativa. Juntos, estamos construindo um futuro mais equilibrado e saudável para Poços de Caldas.