Guilherme Terreri participa pela primeira vez do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas
Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, é uma das ilustres presenças confirmadas no Flipoços 2024. Ele estará no Festival no dia 02 de maio, quinta-feira, às 17h30, no Palco Central – Coreto Cultural da Vila Literária, na mesa “As crônicas de Rita von Hunty”.
Guilherme se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como ator durante alguns anos antes de ter que se mudar para São Paulo. É professor, ator, comediante e youtuber.
Em 2013, durante o carnaval, decidiu dar vazão à sua veia artística ao ir a uma festa, caracterizado como Rita von Hunty. Lá recebeu um convite para fazer um trabalho para uma empresa, dando início à sua personagem drag Rita von Hunty. Ele criou o personagem para quebrar estereótipos sobre drag queens, como ser uma caricatura do feminino ou superficial. Seu nome advém de Rita Hayworth, famosa atriz americana dos anos 40. “Hunty” é uma gíria da comunidade drag para demonstrar afeição ou carinho e “von” remete à realeza.
Em Poços de Caldas, o ator não estará “montado” exatamente para contar com tranquilidade sobre a criação da personagem, que hoje é um ícone e uma referência na categoria “drags”. Além disso, baseado na temática do Festival, Guilherme terá “muitos causos” para contar dos anos todos como “performer” de Rita von Hunty.
Participa com ele desta conversa o escritor e jornalista Valmir Moratelli, que é doutor em Comunicação pela PUC-Rio e autor do livro “A invenção da velhice masculina” (ed. Matrix), fruto de sua tese de doutorado. É colunista da revista VEJA, professor da ESPM e diretor de cinema. Seu livro anterior, “Armários Abertos”, traz depoimentos sobre identidades LGBTQIAPN+. Valmir desenvolve pesquisas sobre envelhecimento, representação de gêneros, masculinidade e novas formas de linguagens audiovisuais.
Entre os filmes que dirigiu, estão “Rosa – A narradora de outros Brasis” (2023), vencedor do festival de Vassouras como Melhor Documentário; “Corpo São” (Primebox, 2022), sobre pessoas gordas; e “Prateados – A Vida em Tempos de Madureza” (Globoplay, 2021), sobre as temáticas do envelhecimento brasileiro. Valmir participa ainda no dia 03 de maio, às 18h, da mesa “Representações do homem idoso: machismo, patriarcado e etarismo na História das Artes” com a apresentação de Marcelo Abuchala e Alexandre Ribeiro.
A 19ª edição do Flipoços na primeira Vila Literária de Minas Gerais vai acontecer de 27 de abril a 05 de maio, no Parque José Affonso Junqueira, centro histórico da cidade. Mais informações pelo (35) 3697 1551, www.flipocos.com e pelas redes sociais @flipocos.