Ação Contra a Dengue Mobiliza Comunidade no Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles de Poços de Caldas

Uma mobilização no combate à dengue aconteceu no mês passado no Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, em Poços de Caldas, reunindo esforços conjuntos de militares, agentes de saúde e a comunidade local. A iniciativa, destacou a importância da participação coletiva na luta contra a doença transmitida por mosquitos e marcou o Dia D em uma série de atividades educativas e práticas visando erradicar os focos do Aedes aegypti, responsável pela dengue.

A ação iniciou no auditório da 6ª Base Regional de Aviação do Estado (BRAvE) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com uma palestra informativa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Os tópicos abordados incluíram as características do mosquito transmissor, os sintomas da dengue e as estratégias mais eficazes para combater a proliferação do inseto. Este momento educativo preparou o terreno para a etapa seguinte: uma inspeção minuciosa na área operacional do aeroporto para identificar e eliminar potenciais criadouros do mosquito.

O evento contou com o apoio do efetivo do aeroporto, dos militares da 6ª BRAvE, Infraero, agentes de Endemias, da secretaria de Saúde, além da participação de alguns líderes comunitários. Juntos, formaram uma frente no combate ao vetor da dengue, demonstrando a importância da colaboração entre as forças de segurança, os profissionais de saúde e a população em geral.

Joelson Pereira, gestor local do Aeroporto, enfatizou a relevância da iniciativa, salientando que a conscientização e a prevenção são as armas mais eficazes contra a dengue. Ele destacou a importância de ações como essa, que além de combaterem diretamente os focos do mosquito, servem para educar e engajar a comunidade na prevenção da doença.

Este Dia D contra a dengue no Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles não só destacou a capacidade de mobilização diante de um problema de saúde pública, como também reforçou a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada.

Infraero em Poços de Caldas

A Infraero administra o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles desde outubro de 2022, por contrato com a Prefeitura Municipal. Nesse período, a Companhia já implementou e pôs em ação a fiscalização de pátios e pistas, os serviços de vigilância, limpeza e conservação e os serviços de manutenção civil e das áreas verdes do sítio aeroportuário, com 840 mil m². A dimensão atual da pista de pouso e decolagem é de 1.515 x 30 m. A Infraero propõe ampliá-la para 1.600 x 45 m.

Infraero – Prestadora de Serviços

Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, para implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta por 10 aeroportos e 20 terminais sob contrato com estados e municípios para a gestão e operação.

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.