A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelo menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor indicado da série é Lourenço Cazarré. Nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1953, viveu sua infância em Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Em 1963, após o falecimento da mãe, retornou com o pai para Pelotas.
Lourenço Paulo da Silva Cazarré é autor de mais de 35 livros, entre novelas juvenis, contos e romances. Em 1975, formou-se em jornalismo na Universidade Católica de Pelotas. Sua carreira literária começou de fato em 1979, período no qual começou a escrever “Agosto, Sexta-Feira, Treze”, seu primeiro romance e desde então o reconhecimento da qualidade literária das obras de Cazarré passou a ser evidenciado em diversos momentos.
Em 1985, a convite de Paulo Condini, que coordenava a editora Atual, começou a escrever livros para jovens. O primeiro foi “O mistério da obra-prima”. O autor já conquistou grandes prêmios em eventos como a Bienal Nestlé, Prêmio Jabuti, Concurso Nacional de Contos, Concurso Nacional de Dramaturgia da Funarte, dentre outros.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas tem um título do autor – A guerra do lanche – à disposição para empréstimo, em quatro unidades de acesso público:
A guerra do lanche
Cândido está pronto para ingressar num mundo desconhecido… ou quase pronto! As aulas do ginásio vão começar e ele nem imagina que o maior perigo que enfrentará na nova escola está entre os próprios alunos: a Gangue do Lanche não perdoa nenhuma merenda, rouba todas. Sem falar das maldades que essa turma adora fazer com os mais novos. Só há uma saída para Cândido: juntar seus amigos Bolota e Fuzilica e partir para a guerra em defesa do estômago.
Disponível para empréstimo nas bibliotecas Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho), Manuel Guimarães (Cohab) e Marcus Vinicius (Coronel Virgílio Silva).
Confira os endereços e horários de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h
Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.