A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
A escritora indicada desta semana é Jô Duarte. Nasceu em 1973, em Muriaé, uma cidadezinha do interior de Minas Gerais. Quando aprendeu a falar, começou a inventar nome para tudo. Inventou até o nome do seu travesseiro: Ofrenário Não Pode. Na infância, adorava brincar de boneca e andar de bicicleta na pracinha. Uma de suas diversões preferidas era ler. Ela conta que “pegava carona nas histórias”, que nem a Ana Pijama no seu cavalo de uma asa só, o Tropeço.
De tanto ler, passou a gostar também de escrever, inventar personagens e criar mundos para eles. Já adulta, decidiu contar histórias da vida real e foi para o Rio de Janeiro estudar Jornalismo. Lá, trabalhou como repórter em vários jornais e revistas. Começou também a escrever histórias de famílias (biografias) e criou uma editora. Mas, como seu amor pela literatura continuava forte, ela voltou a trilhar o caminho da imaginação e a trabalhar como escritora.
Ana Pijama no País do Pensamento, lançado em 2008, foi o primeiro livro infantojuvenil de Jô. Ela também é autora de Faísca, cabelo de fogo coração de ouro e tem muitas outras histórias no país de seus pensamentos! Em 2019, Jô foi eleita para a Academia Muriaeense de Letras. Voltou para Minas Gerais e hoje vive em um sítio com três cachorros, um gatinho e dois cavalos (sem asas!). Ah!, e ela continua dando nome às coisas. O tataraneto do Ofrenário (o travesseiro) chama-se Apolinário Quase Nada.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem um título da autora à disposição para empréstimo: Ana Pijama no País do Pensamento, em três unidades de acesso público: Centenário (Urca); Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab).
Ana Pijama no País do Pensamento
Ana Pijama vive a maior aventura no País do Pensamento. Tudo é colorido e meio esquisito, como ela havia imaginado. Mas há coisas fora do seu controle: uma menina igual a ela, o Parque de Desdiversões, a voz ameaçadora… Como tudo isso invadiu o seu mundo? O Pijama do apelido é porque ela usa sempre o mesmo pra dormir. Tá apertadinho, mas ela adora. É a única coisa que anima a menina a ir pra cama.
Confira os endereços e horários de funcionamento das bibliotecas que têm Ana Pijama no País do Pensamento disponível para empréstimo:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.