O espírito de Natal já chegou à Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca. A equipe preparou uma mesa especial recheada de indicações de obras alusivas ao período natalino. De Uma história de Natal, clássico de Dickens, passando por obras infantis, são 37 títulos para todos os gostos.
Para encantar as crianças, “Natal com lua cheia, chuva miúda e perfume de jasmim”, de Sonia Robatto, narra as lembranças de infância de uma menina, guardadas em uma caixinha de fósforos. Ela elege como a mais preciosa delas a de uma noite de Natal. Depois de observar a avó embalando cuidadosamente lenços bordados, centros de mesa e toalhas de bandeja, tudo feito por ela, e a mãe chegando da rua com os presentes comprados, a pequena pensa em quais seriam os presentes possíveis para uma menina como ela. A encantadora solução encontrada – sonhos e coisas bonitas de sua imaginação, escritos, desenhados e guardados em caixinhas de fósforo – faz daquele o Natal mais inesquecível da família.
Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. “Deixe a neve cair”, dos autores de best-sellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle, também faz parte da exposição.
“Uma história de Natal”, de Charles Dickens, não poderia faltar na mesa especial temática. No clássico, um velho avarento é visitado por um fantasma que lhe faz uma advertência: se ele não deixar o egoísmo de lado, sua vida não terá sentido nenhum.
Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos se preparam para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não veem a hora de voltar para casa e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge. Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral, etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas.
Os 37 títulos natalinos, como “Natal em prosa e verso”, de Anibal Albuquerque; “Natal, a humanidade e a jovialidade de nosso Deus”, de Leonardo Boff; “Feliz Natal, Alex Cross”, de James Patterson; “Uma pequena história de Natal”, de Júlio Emílio Braz; “Noite Feliz”, de Hertha Pauli, “Um Natal em Washigton”, de David Bercuson e Holger Herwig, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Centenário.
Confira o endereço e horário de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.