Biblioteca Júlio Bonazzi homenageia a escritora inglesa Jane Austen no Mês da Mulher

Exposição foi aberta neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e segue até 27/3

“Há poucos de nós com coragem o bastante para se apaixonar realmente, sem encorajamento. A cada dez casos, em nove uma mulher demonstra mais afeição do que ela sente”. A fina ironia da escritora inglesa Jane Austen está na exposição “Jane Austen inspira o mundo”, organizada pela Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi, no Monjolinho.

A mostra foi aberta nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e integra a programação Pluralidades Femininas, do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas, cuja proposta é destacar o Mês da Mulher a partir da força da mulher na literatura, atuando na democratização do acesso ao acervo das bibliotecas, na valorização das mulheres escritoras e na aproximação e pertencimento dos usuários das bibliotecas.

A equipe da Biblioteca Júlio Bonazzi dedica uma exposição à maior escritora do final século XVIII: Jane Austen (Inglaterra, 1775-1817). “A autora é considerada a maior escritora de sua época, sua obra tem um apelo atemporal, tratando do feminismo, abusos religiosos, politica, subserviência, tudo contido dentro do universo feminino permeado por histórias românticas. Austen desafiou padrões de sua época ao se dedicar a literatura e não a busca de um casamento que lhe trouxesse estabilidade financeira e social”, destaca a bibliotecária Juliana Cardoso, representando toda a equipe da unidade.

A mostra é composta pela biografia da autora, fotos, sinopses de suas principais obras e adaptações das obras de Jane Austen, que serviram de inspiração para grandes produções cinematográficas, mangás, HQ’s, etc. Até um cenário foi produzido pela equipe para que o leitor pudesse se sentir nas obras de Austen e, claro, registrar o momento nas redes sociais.

Em cartaz até o dia 27 de março, a exposição “Jane Austen inspira o mundo” tem a proposta de divulgar e valorizar a obra da escritora inglesa, autora de sucessos como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Na Júlio Bonazzi, há seis títulos da escritora disponíveis para empréstimo e as obras também estão no acervo das outras unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Jane Austen (1775-1817) nasceu na Inglaterra, teve pouco tempo de educação formal e terminou os estudos em casa. Começou a escrever textos literários por volta dos 12 anos de idade, sem a identificação de sua autoria. Escreveu obras que apresentam marcas de transição entre o Romantismo e o Realismo ingleses e suas histórias são marcadas por uma fina ironia, além da crítica social.

Confira o horário de funcionamento e endereço:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Acompanhe toda a programação Pluralidade Feminina: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/pluralidade-feminina-bibliotecas-publicas-celebram-mes-da-mulher-com-acoes-nas-unidades/