Caminhada celebra Mês da Pessoa Idosa em Poços

Foi realizada nesta sexta-feira (14), a 2° Caminhada em comemoração ao mês do Idoso, com diversas atividades, reflexão sobre a data e celebração da vida. A concentração foi em frente ao terminal do teleférico, no Parque José Affonso Junqueira, com apresentação da Banda da Polícia Militar.

Os participantes seguiram pelas ruas do centro, com retorno até o Coreto da Praça Pedro Sanches, com apresentação da Banda Marcial Molinari e lanche para os presentes. A caminhada visa homenagear a pessoa idosa e levar toda a comunidade a refletir sobre o tema: “Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”.

Isabela Abanca, presidente do Conselho Municipal do Idoso, ressalta que esse evento é de extrema importância, pois Poços de Caldas conta com uma grande população de idosos. “Celebrar esse momento é fundamental para refletirmos como tratamos nossos idosos e como vamos querer envelhecer”.

A data foi criada em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, tendo em vista o crescimento da população idosa e a necessidade de proteção, cuidados e conhecimento sobre as demandas que envolvem a velhice. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2021, pessoas com 60 anos ou mais representavam 14,7% da população residente no Brasil – 31,23 milhões de pessoas em números absolutos.

A coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andréia Cristina Achel, ressalta que, durante todo o mês, ações estão sendo realizadas. “Já tivemos um evento na Urca com todos os grupos de fortalecimento de vínculos do Cras e demais parceiros para discutir o assunto. Precisamos reforçar essa temática e levar informação a toda comunidade com um olhar atento a pessoa idosa, dando visibilidade a essa faixa etária que, muitas vezes, é esquecida. Por isso, precisamos trabalhar cada vez mais na promoção da vida e na defesa dos direitos da pessoa idosa”, destaca.

Conselho Municipal do Idoso

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é um órgão colegiado permanente, deliberativo e paritário vinculado ao Poder Executivo Municipal, cuja finalidade é contribuir para a formulação de políticas públicas de assistência ao idoso, visando garantir o bem-estar, qualidade de vida e garantia dos direitos desta população.

O Conselho é um espaço de representação de todos os idosos, que visa à integração e cidadania, para isso promove discussões, encaminhamentos e deliberações pertinentes à proteção e valorização do idoso, conforme estabelecido na Constituição Federal, Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso e Política Municipal do Idoso.