Com uma nova equipe formada por profissionais com experiência clínica e uma percepção de acolhimento e atendimento em saúde pública e dependência química, o CAPS-AD realizou uma importante formação intitulada “Dependência Química e as Múltiplas Formas de Manifestação”. Reconhecendo a necessidade contínua de reciclar e atualizar práticas, essa capacitação foi organizada para reforçar e ampliar os conhecimentos da equipe.
O evento, que ocorreu na última quinta-feira, 20, das 8h às 17h, contou com quatro palestras de especialistas renomados. A primeira palestra foi ministrada pela neurocientista Roberta Incrocci, doutora em psicofisiologia pela USP de Ribeirão Preto, que abordou a neurofisiologia do abuso de drogas. Em seguida, Ana Cristina Figueiredo, doutora em psicologia pela PUC de Belo Horizonte, discutiu o manejo com as famílias na dependência química, destacando a importância de tratar não apenas o paciente, mas também seu ambiente familiar.
Na parte da tarde, Bruno Marcello Mariano, psicólogo do Ambulatório Trans de Poços de Caldas, ofereceu uma palestra sobre o atendimento à comunidade LGBTQIA+ no contexto das dependências químicas, ressaltando a necessidade de acolher uma população muitas vezes segregada e com maior vulnerabilidade a dependências. Por fim, o psicólogo Daniel Furtado falou sobre a segurança emocional no ambiente de trabalho, enfatizando a importância do cuidado com os profissionais de saúde mental.
“Foi um dia muito especial, a equipe se sentiu gratificada, reconhecida. A formação, ela é um jeito de trazer informação, de reciclar os conhecimentos, mas é também uma forma de reconhecer o quanto a entrega tem sido feita por parte da equipe. Daqui até dezembro, serão realizadas rodas de conversas, uma vez por mês, com temas diversos com a equipe. E em dezembro, mais uma formação será realizada para poder encerrar esse nosso ciclo”, disse o coordenador do CAPS-AD, Cristiano de Jesus Andrade.
O CAPS-AD é composto por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e psicólogos, e atende na Rua Paraíba, 200, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Contatos também podem ser feitos pelo telefone 3697-2240.