Para finalizar as ações do Outubro Rosa, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança promoveu hoje um evento marcante, reunindo mulheres que enfrentaram ou estão em tratamento contra o câncer de mama. Em uma roda de conversa emocionante, elas compartilharam suas histórias de superação, resiliência e coragem, inspirando a todos os presentes. O encontro também contou com um coffee break e distribuição de brindes para as participantes, proporcionando um momento de acolhimento e celebração da vida.
O evento trouxe depoimentos como o de Márcia Borges, enfermeira que está em tratamento há cinco meses. “Sempre tive pavor de falar ou pensar em câncer, por ter perdido muitas pessoas da família pela doença. Foi difícil aceitar ajuda, especialmente das minhas filhas. Pela minha profissão, eu sempre cuidei dos outros, e não era fácil para mim ser cuidada. E a gente precisa ter autocompaixão. A coisa mais importante que descobri com o câncer, é a força que a gente tem. Uma força que a gente não imagina que tem, que você consegue passar por tudo isso”, disse.
Outro relato foi de Elaine Cristina, que ressaltou o apoio recebido dos profissionais e o ambiente acolhedor do CACON. “Aprendi a me olhar com carinho e respeito, me aproximei dos meus irmãos, aprendi a costurar e faço turbantes. No CACON, o amor e o carinho com que somos tratadas é indescritível. Eles ajudam no diagnóstico, no cuidado e no apoio, que são essenciais para enfrentar o câncer no momento certo e prevenir sua evolução”, destacou.
Durante o mês de outubro, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança realizou uma série de atividades de conscientização e promoção do autocuidado. A programação incluiu palestras informativas sobre prevenção do câncer de mama, sessões de automassagem, autodrenagem, design de sobrancelhas e maquiagem, além de rodas de conversa e atividades educativas, promovendo o bem-estar e a autoestima das mulheres atendidas.
A campanha do Outubro Rosa no Centro da Mulher reafirma o compromisso da unidade em oferecer cuidado integral, apoio emocional e orientação às pacientes, fortalecendo a luta contra o câncer de mama e inspirando mulheres a priorizarem sua saúde e bem-estar.