‘Comida di Buteco’ começa nesta sexta(5), em Poços de Caldas

O concurso gastronômico “Comida di Buteco”, evento que se consagra por valorizar a cultura dos botecos e a culinária de raiz, dá início à sua nova edição nesta sexta-feira (5) em Poços de Caldas. Este ano, o evento promete enaltecer a importância desses espaços de sociabilidade com o lema “Somos todos buteco”, e traz novidades que prometem agitar o circuito gastronômico da cidade e região.

Nesta edição, 27 bares e restaurantes estão na disputa pelo título do melhor buteco da região. Com um preço fixo de R$ 35 por prato, os participantes têm o desafio de conquistar o paladar dos clientes e jurados com petiscos que ressaltem a identidade e a criatividade da culinária local.

O “Comida di Buteco” é uma competição de abrangência nacional que adota uma dinâmica consistente em todos os circuitos onde é realizado. A seleção do melhor buteco se dá tanto por votação popular quanto por avaliação de um grupo de jurados especializados. Os critérios avaliados incluem a qualidade do petisco (que representa 70% do peso da nota), atendimento, higiene, e a temperatura da bebida, com cada um dos três últimos critérios representando 10% da nota final. A voz do público e dos jurados tem igual peso no resultado, cada um contribuindo com 50% da avaliação final.

Segundo o secretário de turismo, o “Comida di Buteco” já se estabeleceu como um evento importante no calendário turístico de Poços de Caldas, atraindo visitantes de toda a região e movimentando significativamente o setor. A expectativa é que a edição deste ano, que segue até o dia 28 de abril, não apenas fortaleça a tradição dos botecos como centros de convívio, mas também estimule a economia local através do turismo gastronômico.

Para os apreciadores da boa comida e da atmosfera acolhedora dos botecos, o “Comida di Buteco” representa uma excelente oportunidade de explorar novos sabores e vivenciar a autenticidade da cultura de boteco, tão característica do Brasil. Além disso, o evento proporciona um palco para que bares e restaurantes locais demonstrem sua criatividade e paixão pela culinária, reforçando seu papel essencial na tapeçaria social e cultural da região.

CONFIRA OS PARTICIPANTES: