Os vencedores da 16ª edição do Concurso de Poesias “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria” foram conhecidos na última quinta-feira, 28 de novembro, em solenidade realizada na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, que contou com apresentação artística do músico Dnão.
Os cinco finalistas de cada uma das três categorias – de 15 a 19 anos; de 20 a 59 anos e acima de 60 anos – apresentaram seus poemas e aguardaram com ansiedade os resultados das avaliações, que ficaram a cargo da escritora Aline Maria Neves, graduada em Letras e em Direito, professora de português, redação e literatura e língua inglesa, do servidor Jeferson Garcia, que atuou por dez anos na Biblioteca Manuel Guimarães e é membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Poços de Caldas, representando o segmento Livro e Leitura e da professora Cláudia Petra do Carmo Trindade, que leciona Língua Portuguesa e Literatura na Escola Municipal Professora Edir Frayha há 27 anos.
A chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Magaly Franco, destacou a qualidade das produções selecionadas e a relevância do concurso no incentivo à leitura e à literatura no município, especialmente no gênero poesia.
A homenageada
Magaly Franco fez a leitura da biografia de Teresa Valques, que empresta seu nome à iniciativa. Nascida em Poços de Caldas a 14 de abril de 1949, primeira filha de Heitor Jesuíno de Carvalho e Dulce Valques Carvalho, Teresa iniciou os estudos aos sete anos, na Escola Sete de Setembro, dando prosseguimento no Colégio São Domingos, onde concluiu os cursos ginasial e normal, ingressando a seguir na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Poços de Caldas, tendo terminado o curso de Letras de Poços de Caldas em 1970. Nesse mesmo ano, casou-se com Álvaro Faria Filho, de quem teve uma filha, Fernanda, nascida em 1973.
Sua carreira no Magistério iniciou-se em 1967 no Colégio São Domingos. Lecionou também no Ginásio Estadual Virgínia da Gama Salgado (1969-1984), na FAFI de Poços de Caldas (1973-1978) e no Colégio Estadual David Campista (1985-1987). Sempre preocupada com seu próprio aperfeiçoamento, fez vários cursos de extensão cultural e de idiomas estrangeiros, participando ainda de vários cursos de atualização de professores. Desde cedo mostrou inclinações literárias, compondo poemas, participando do “Grupo dos Cinco”, formado por poetas da cidade interessados na arte de vanguarda e escrevendo letras para as músicas de seu marido. A professora Teresa Maria Valques faleceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1987.
Premiados
Categoria de 15 a 19 anos
1º) Yussef Zenun Messias Gonçalves
Poesia: As cores dos homens
2º) Rayssa de Oliveira Rufino
Poesia: Só mais uma noite
3ª) Ana Luiza Martins
Poesia: Com amor Van Gogh
Categoria de 20 a 59 anos
1º) Mario Augusto Marques
Poesia: Simétrico Desalinho
2º) Ariane Marcele Nery Lázaro
Poesia: Pertencer
3º) Stephanie Aline de Sousa
Poesia: Ponto e Vírgula
Categoria acima de 60 anos
1º) Maria Nicolau
Poesia: Ser você e eu
2º) Lamartine Figueiredo Filho
Poesia: Exclusão
3º) Orlando Alves da Silva
Poesia: Encantos do Sul de Minas