Para manter a população e profissionais de saúde informados a respeito do coronavírus, o Ministério da Saúde agora conta com um canal exclusivo e gratuito no WhatsApp, aplicativo de mensagens pertencente ao Facebook. A ferramenta tem orientações sobre a doença, sobre o tratamento e até protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde.
Um bot (robô de atendimento automático) recebe as perguntas e fornece orientações sobre o coronavírus. A programação do robô inclui recomendações sobre como agir frente a casos suspeitos, formas de contaminação, prevenção, ações do Ministério e desmistificação de boatos sobre o vírus.
O bot criado pelo WhatsApp está sendo oferecido pelo Facebook aos países como forma de auxiliar no combate à pandemia. No Brasil, a parceria fechada com o Ministério da Saúde viabilizou a oferta de mais esta ferramenta para a propagação de informações corretas e o combate a fake news.
Para usar é simples: pelo celular, pode ser utilizado o link ou salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um “Oi”. A partir daí, vão surgindo menus autoexplicativos para escolha do conteúdo a ser consultado. É informação validada e que pode ser consultada de forma simples, gratuita, rápida e segura.
Com informações da Agência Saúde