Coronavírus: Poços confirma segundo caso

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas recebeu, na tarde deste sábado, 28, a confirmação do segundo caso positivo do Novo Coronavírus – Covid 19, no município. Trata-se de um homem de 75 anos, que esteve no Chile recentemente. A coleta do material para testagem foi feita há 10 dias, quando ele apresentou os primeiros sintomas e foi hospitalizado. Nesta sexta, 27, o secretário de Saúde Carlos Mosconi fez contato com a Funed, Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte, para cobrar informações a respeito deste resultado. A resposta chegou neste sábado, 28. “Neste contato telefônico, enfatizei a nossa necessidade por este resultado, porque somos cobrados a todo momento aqui também. Na ocasião, fui informado de que a primeira análise do teste deste paciente havia dado um resultado inconclusivo e que uma nova análise já estava em andamento. Na tarde deste sábado, recebi o retorno da Funed, informando que este paciente testou positivo para Covid-19”, contou Mosconi. O paciente segue hospitalizado. Antes desta confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde também já havia recebido o resultado de quatro pacientes que testaram negativo para a Covid-19, no entanto estes números ainda não aparecem no Boletim diário do Governo de Minas Gerais.

O primeiro caso positivo de Covid-19 em Poços foi confirmado no dia 20 de março. A mulher de 34 anos fez o teste depois de ser atendida na UPA, com sintomas de gripe. Ela havia acabado de chegar de uma viagem a São Paulo, onde relatou ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também havia testado positivo para Coronavírus. O período de quarentena desta paciente já terminou e ela passa bem.

O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado neste sábado, 28, mostra que em Poços de Caldas, são 68 notificações. Destas, 66 são casos suspeitos, 1, descartado e 1 confirmado (importado). O Informe mostra ainda, que no Estado de Minas Gerais, são 23.486 notificações, 22.974 casos suspeitos, 205 confirmados e 307 descartados. Até o momento não foi registrado óbito confirmado no Estado de Minas, por Coronavírus. Portanto, estes números divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Saúde não incluem ainda o caso confirmado neste sábado, 28 e outros quatro casos descartados durante a semana.

Desde a quarta, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas divulga o Informe Epidemiológico publicado pelo Estado. A alteração acompanha as mudanças adotadas também pela Secretaria de Estado de Saúde, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus, em Minas Gerais, o Boletim Informativo Diário COVID-19 passa a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados. A nomenclatura de casos monitorados não aparece mais no levantamento. O Estado informa número total de notificações e a divisão em casos suspeitos, casos confirmados e casos descartados. “Nós sabemos que existe um sacrifício por parte de todos, por parte do comércio, por parte dos trabalhadores, por parte da população de maneira geral, diante das medidas que tiveram que ser adotadas na última semana, no entanto, é fundamental, é de extrema importância manter este isolamento, para que a propagação do vírus seja interrompida e a gente consiga tentar minimizar os casos”, reforçou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, que também integra o Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Comitê Extraordinário COVID-19.

O andamento da pandemia é extremamente dinâmico e estas orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição dos casos suspeitos por município, bem como de casos descartados e notificados, é atualizada diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.