De Os barcos de papel, José Maviael Monteiro é o escritor indicado da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é José Maviael da Silva Monteiro. Sergipano de Aracaju, nasceu em dezembro de 1931. Embora tenha lido e escrito ficção desde menino, seus primeiros trabalhos publicados em revistas e jornais foram de divulgação científica. Tudo começou em sua cidade natal quando, ainda criança, brincava de apanhar gafanhotos, besouros e outros insetos, que colecionava a fim de observá-los de perto. Esse pendor levou-o mais tarde aos livros especializados e ao curso superior em História Natural, no qual graduou-se no fim da década de 50, em uma universidade de Salvador, Bahia.

De lá, partiu para fazer um estágio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, cidade em que ficou durante mais de 20 anos, vindo a estabelecer-se depois em São Paulo. Apesar de cultivar na Biologia um de seus interesses favoritos – matéria que por sinal lhe serviu muitas vezes de inspiração para suas histórias infantojuvenis —, o escritor teve, ao longo de sua vida, outras profissões, como as de bancário e industriário.

Sua inclinação para a literatura provavelmente deveu-se ao fato de ter nascido e crescido em casa de pai poeta, crítico literário e ensaísta e possuidor de uma vasta biblioteca. A predisposição em levar a público suas histórias infantojuvenis veio em 1980, quando publicou o primeiro livro, Guerra das formigas.

Depois vieram O festival dos vaga-lumes, O Conde do Toquinho e Vende-se um elefante. Pela Série Vaga-lume, da Editora Ática, foram publicados Os barcos de papel — premiado em 1984 pela Biblioteca Internacional para a Juventude, com sede em Munique — e O ninho dos gaviões e O outro lado da ilha, livros cheios de aventura e ação, bem ao gênero do escritor. José Maviael Monteiro faleceu em 1992.

Os barcos de papel
Quito, Miguel, André e Josué resolvem explorar uma caverna que encontraram durante um passeio. Mas a excursão se transforma rapidamente num perigoso problema: os quatro se distraem e acabam se perdendo no labirinto de túneis que desbravavam. Muito maior do que parecia, a caverna esconde surpresas que eles nem imaginam… Como escapar de uma situação como essa? Participe dessa aventura subterrânea, em que a sorte de quatro meninos pode estar navegando num barco de papel!
Disponível para empréstimo nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães e Marcus Vinícius de Moraes.

O ninho dos gaviões
Escalar o ninho dos Gaviões não é nada fácil, como logo descobrem os jovens alpinistas deste romance. Afinal, trata-se do pico de uma montanha íngreme e muito alta, recoberta pela mata densa da serra do Mar. Além da dificuldade da escalada os três jovens alpinistas nem imaginavam que teriam de enfrentar uma quadrilha de traficantes que usava a montanha como esconderijo. As ameaças estão em todos os momentos da escalada.
Disponível para empréstimo nas bibliotecas: CEU, Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.