De Zezinho, o dono da porquinha preta, Jair Vitória é o autor indicado da série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é Jair Vitória, escritor do comovente sucesso Zezinho, o dono da porquinha preta. Nascido numa fazenda no Triângulo Mineiro, em 1943, Jair Vitória é filho de lavradores. Aos 7 anos, mudou-se para Riolândia (SP), onde trabalhou na roça e começou a estudar.

Foi na escola rural de Cardoso (SP) que recolheu na memória o material para escrever Zezinho, o dono da porquinha preta. Desde menino, apreciava os livros e, adulto, formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo. Escreveu vários livros, muitos dos quais dedicados especialmente ao leitor jovem.

Zezinho, o dono da porquinha preta
Você tem ou gostaria de ter um animal de estimação? Então, deve imaginar como é grande a união entre um garoto e sua porquinha e como seria difícil a separação dos dois, não é mesmo? É o que conta Jair Vitória, neste romance emocionante.

Odilo, o pai de Zezinho, decidiu vender Maninha, a porquinha preta do filho. O pai de Valtério, um colega da escola, aceitou comprá-la. Para não se afastar de seu animal de estimação, Zezinho está disposto a enfrentar todos que o cercam. Principalmente o Valtério, que agora se tornou seu inimigo.

Porém, nessa luta para preservar sua mascote, o garoto vai descobrir muita coisa e aprender a ver a vida de um modo diferente. Acompanhe a aventura de Zezinho e descubra a verdadeira amizade entre um menino decidido e o animal que ele estima.

Zezinho, o dono da porquinha preta está disponível para empréstimo nas cinco unidades públicas do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.