Dia Mundial da Água: DMAE Realiza Iniciativa no Centro para Promover o Uso Consciente da Água

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), por meio de sua Comissão Esportiva, realizou uma ação educativa neste Dia Mundial da Água, 22 de março, na área central da cidade. A ação incluiu a distribuição de folhetos informativos e teve também a presença do “Pinguinho”, o mascote do DMAE, buscando sensibilizar a população sobre a importância do uso consciente da água.

A iniciativa faz parte de uma série de esforços contínuos do DMAE para não apenas fornecer água tratada de alta qualidade, mas também para garantir a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos.

Atualmente, o DMAE opera três estações de tratamento de água (ETAs), com a maior, ETA V, localizada na Av. do Contorno, tendo uma capacidade de tratamento de 270 litros por segundo. Além disso, a autarquia gerencia três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), efetivando 100% do tratamento do esgoto coletado no município.

O compromisso do DMAE com a qualidade vai além da infraestrutura física. Com uma população atendida de cerca de 200 mil habitantes, a autarquia orgulha-se de fornecer 100% de água tratada, sendo que a extensão das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto são indicadores do comprometimento, abrangendo cerca de 1.200 quilômetros em redes de água e 1.000 quilômetros em redes de esgoto.

Além disso, o DMAE está na vanguarda do desenvolvimento sustentável, com investimentos significativos em novas tecnologias e na manutenção dos equipamentos. As ações da autarquia incluem o armazenamento correto de águas pluviais, controle de poluição, uso racional da água e educação ambiental. A empresa Águas Minerais de Poços de Caldas, uma extensão do DMAE, exemplifica essa dedicação ao produzir mensalmente uma vasta gama de produtos, contribuindo para a economia local e a sustentabilidade ambiental.

A iniciativa do Dia Mundial da Água é um lembrete importante da responsabilidade compartilhada em preservar nosso recurso mais precioso para as gerações futuras.