DIA MUNDIAL SEM CARRO tem interdição de rua e diversas ações

Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22), foi realizada uma série de atividades na rua Barros Cobra, no trecho entre a Assis Figueiredo e a Rio Grande do Sul. A via ficou fechada para veículos das 7h às 17h.

O espaço ficou disponível para passear a pé, de bicicleta, skate, patins e outros meios de locomoção não motorizados. O objetivo do Dia Mundial Sem Carro é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, responsável pelo aumento da poluição nos centros urbanos e pela queda do nível da qualidade de vida das pessoas.

A rua foi ocupada por diversas ações que geram reflexão a sociedade com exposições artísticas e distribuição de livros.

O evento também contou com a parceira de diversas instituições, como o Sest/Senat com um estande no local, o Horto Municipal com distribuição de mudas de plantas e conscientização sobre as bicicletas elétricas, projeto em parceria com DME, Prefeitura, a PUC Minas e o IF Sul de Minas, que deu início ao projeto “Poços + Inteligente”, com foco na mobilidade elétrica e que traz para a cidade eletro-posto, bicicletários elétricos e um novo jeito de mobilidade e sustentabilidade.

A Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais – COOPERGORE – , que realiza em Poços de Caldas e região, um importante trabalho de coleta e reciclagem de óleo e gordura saturado também esteve presente da ação.

O secretário de Defesa Social, Rafael Conde Maria ressaltou que essas ações são fundamentais na semana Nacional do Trânsito, onde questionamos e queremos melhorar cada vez mais a cidade que vivemos. “Poços de Caldas possui uma frota de mais de 116 mil veículos automotores, significando um veículo para cada 1,4 habitante, precisamos repensar novas formas de transporte, pensando na nossa qualidade de vida e sustentabilidade para a cidade.”

A Rua Viva é uma ação em parceria da Prefeitura com a Trama Ação Urbana, que realizou uma intervenção chamando a atenção para o rio que passa em baixo na rua Barros Cobra, e que muitas pessoas não sabem como a cidade foi construída.

A arquiteta e urbanista, Maria Carolina Nassif Mesquita de Paula, faz parte do coletivo Trama Ação e ressaltou que é necessário refletirmos como queremos nossa cidade . ” O movimento vem crescendo cada vez mais e as pessoas tendo consciência da importância disso para o mundo e trazendo essa reflexão para nossa cidade. Estou bem feliz de ver cada vez mais pessoas entendendo a importância de cuidarmos do nosso ambiente e da nossa cidade com um olhar especial .”

A secretaria de Saúde, também parceira das ações através da Vigilância Epidemiológica, entregou durante o evento, preservativos, adesivos sobre segurança nas motos e panfletagem. Em parceria com a PUC os alunos de Medicina da Liga Acadêmica de Emergência e Urgência prestigiaram o evento mostrando a importância dos primeiros socorros com a população em geral. Estudantes do curso de enfermagem da faculdade Anhanguera também realizaram ações de conscientização na Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital Margarita Moralles.

Patricia Balducci, estudante de medicina, ressalta que um material educativo foi entregue para que todos tenham conhecimento do básico, principalmente para dar os primeiros socorros na hora de um acidente e principalmente o que não fazer para ter uma realização correta dos procedimentos para se evitar ou minimizar o número de mortes.

A programação da Semana Nacional do Trânsito segue até domingo. Confira:

● Sexta – 23/09

Dia Nacional do Agente de Trânsito

Manhã: 09:30 às 11:00
Tarde: 15:00 às 17:00

Abordagem de motoristas e conscientização de trânsito;
Abordagem Vigilância Epidemiológica;
Blitz ambiental educativa e distribuição de mudas.

● Sábado – 24/09

7h00 às 11h00

Respeito as vagas – Cadeiras de rodas e bengalas serão colocadas em vagas de estacionamento para chamar atenção quanto à segurança das vagas especiais no trânsito.
Rua Assis Figueiredo entre os cruzamentos da Rua São Paulo e Rio de Janeiro.

● Domingo – 25/09

Dia Mundial Sem Carro – Passeio especial de bike ou a pé.

-8h30 Bikes saindo do Estádio Ronaldão

-9h00 Corrida e caminhada saindo da Estação Fepasa

O destino do passeio é o Parque Ecológico da Zona Sul. Os participantes vão contar ainda com brindes no local, shows, prça de alimentação e uma minicompetição para as crianças.