Docol inaugura fábrica de louças em Poços de Caldas

Na tarde desta terça-feira (7), o prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito Júlio César de Freitas e diversos secretários municipais se uniram à equipe do Docol para celebrar a apresentação de sua nova fábrica de louças sanitárias em Poços de Caldas. O evento marcou não apenas o início da produção nesta unidade industrial, mas também um marco significativo na história da empresa, que investiu mais de 150 milhões de reais neste empreendimento.

A Docol, empresa líder na produção de metais sanitários no Brasil e na América Latina, expandiu seu horizonte ao entrar no segmento de louças sanitárias. Com uma tradição de mais de 67 anos em oferecer excelência em cada peça produzida, a empresa agora busca fortalecer sua presença e oferecer soluções completas aos clientes.

Guilherme Bertani, presidente da Docol, destacou a importância estratégica desse movimento. “Louças e metais sanitários se complementam, e ao expandir para o setor de louças, nosso objetivo é fortalecer a fidelidade dos consumidores, criando um ciclo de reforço aos negócios”, afirmou Bertani.

Todos os presentes conheceram os processos de trabalho da nova unidade, designada para operar em novembro, que foi projetada para incorporar os valores da Docol: qualidade, inovação e preocupação ambiental. A fábrica adota práticas sustentáveis ​​em todas as etapas de seu negócio, desde a gestão eficiente de recursos até o compromisso com uma cadeia de fornecimento regional e treinamento da mão de obra local.

O investimento na nova fábrica não apenas impulsiona o crescimento da Docol, mas também contribui para a economia local. A empresa planeja contratar cerca de 100 funcionários até o início de 2024, com projeções de expandir esse número para 500 nos próximos anos. A maioria dessas oportunidades será oferecida aos moradores da região Sul de Minas Gerais, promovendo o desenvolvimento econômico local.

Além disso, a Docol adotará na unidade a cultura corporativa da empresa, oferecendo treinamentos constantes, oportunidades de crescimento e valorização dos colaboradores. Essa abordagem não apenas fortalece a equipe, mas também cria um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, esse foi um trabalho que começou há anos atrás e hoje participar dessa inauguração marca uma nova fase industrial da cidade. “A inauguração da nova fábrica da Docol em Poços de Caldas representa um marco significativo para a cidade e seus habitantes. A chegada dessa renomada empresa de louças sanitárias não apenas impulsiona a economia local, criando empregos e oportunidades para os moradores, mas também elevando a prestígio da cidade como um polo industrial em constante crescimento, o que temos vivido a cada dia.

A nova fábrica da Docol foi projetada especificamente para minimizar seu impacto ambiental. O processo de produção adota um sistema de água em circuito fechado, permitindo um reaproveitamento total da água. Além disso, os resíduos gerados são praticamente todos reaproveitados internamente, contribuindo para a redução do desperdício e promovendo práticas sustentáveis.

A empresa também tem planos para investir em geração alternativa de energia para a planta, reduzindo sua pegada de carbono e promovendo o uso responsável dos recursos naturais.

Com a apresentação desta nova fábrica em Poços de Caldas, a Docol não apenas expande suas operações, mas também reforça seu compromisso com a qualidade, inovação e sustentabilidade, consolidando sua posição como líder no mercado de louças e metais sanitários no Brasil e além-fronteiras.

O prefeito, Sérgio Azevedo, ressalta que hoje ganhamos mais um presente de 151 anos da cidade com a inauguração da Docol. “É mais um momento histórico, a inauguração da nova fábrica da Docol em nosso município, parabenizo a todos os secretários municipais e às equipes que trabalharam incansavelmente para tornar este projeto uma realidade. A chegada da Docol é mais do que apenas a instalação de uma nova empresa em nossa cidade, é um sinal claro de progresso, crescimento econômico e desenvolvimento. Grandes empresas trazem não apenas investimentos financeiros, mas também oportunidades para nossa comunidade. Os empregos estão sendo criados, o conhecimento está sendo compartilhado, e nossos cidadãos estão sendo capacitados para assumir novos desafios.”