DST/AIDS FAZ AÇÕES DE ORIENTAÇÃO DURANTE O CARNAVAL

Atendimento inclui distribuição de folders informativos e preservativos

Pare, Pense e Use Camisinha! É com este slogan que a campanha do Ministério da Saúde reforça a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, inclusive durante as festas do Carnaval. Como parte da programação de prevenção em Poços, a equipe do Programa Municipal DST/AIDS vai promover ações para distribuição de folders e de preservativos.

Os profissionais estarão na noite desta sexta de Carnaval, 1, a partir das 19h, na escadaria da Prefeitura, onde será feita a entrega simbólica das chaves da cidade, pelo prefeito Sérgio Azevedo ao Rei Momo da Charanga, seguido de cortejo pelas ruas centrais.

Já na manhã do sábado, 2, a equipe de saúde estará no pórtico do Marco Divisório, dando orientações e recepcionando os turistas. “Use camisinha em todas as relações sexuais é a orientação que nós reforçamos também neste período, para garantir sexo seguro e evitar a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites B e C, a sífilis e a Aids. E em casos de situação de risco como uma relação sexual desprotegida, a pessoa deve procurar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento o mais rápido possível para receber a medicação e realizar o teste rápido”, orientou a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares.

O Programa Municipal DST/AIDS registrou em 2018, 45 casos de HIV, sendo 38 masculinos e 07 femininos, enquanto que em 2019 foram 10 casos notificados até o momento, sendo 09 masculinos. Preservativos femininos ou masculinos podem ser retirados de segunda a sexta-feira, na sede do Programa DST/AIDS, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará ou nas unidades básicas de saúde.