Duo poços-caldense Rodrigo Mendonça e Flávio Danza se consagra vencedor do 21º Prêmio BDMG Instrumental

(Foto: Élcio Paraíso)

O Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza é vencedor da finalíssima do 21º Prêmio BDMG Instrumental, umas das principais premiações de fomento à cena musical instrumental mineira e brasileira, promovido pelo BDMG Cultural. A final, realizada no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, no último final de semana, contou com apresentações de 12 instrumentistas selecionados, entre eles, o duo poços-caldense.

“O Prêmio BDMG Instrumental é um sonho para qualquer músico instrumentista. Poder participar desta iniciativa, que já lançou tantos nomes importantes da nossa música, é um grande privilégio e uma motivação muito grande para estarmos aqui apresentando nosso trabalho, além de ser uma oportunidade para criarmos obras inéditas especialmente para a ocasião”, destaca Flávio Danza.

O evento é voltado para artistas que moram no Estado de Minas Gerais e revelou, em seus 21 anos de existência, instrumentistas, conjuntos, compositores e compositoras de destaque nacional e internacional, assim como tem apresentado nas suas edições, as inovações em termos de arranjo e composição, que renovam a linguagem da música instrumental brasileira.

Os outros vencedores foram: Nara Pinheiro, Silas Prado e Ulisses Luciano. Cada um dos vencedores receberá uma premiação no valor de R$ 12 mil cada, além de um show, que será realizado posteriormente no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB-BH e uma apresentação no programa Instrumental Sesc Brasil, promovido em parceria com o Sesc São Paulo.

Neste mês, o Duo também inicia a circulação de shows do seu primeiro trabalho e está prevista a realização de quatro apresentações gratuitas em diferentes espaços de Poços de Caldas.

(Foto: Élcio Paraíso)

Sobre o Duo
A formação do Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza nasceu em meados de 2021, fruto da afinidade musical e da necessidade dos dois artistas de externar sua arte através de uma paixão em comum: a música instrumental brasileira. A partir de uma imersão criativa realizada em meio à pandemia começaram a surgir as primeiras composições inéditas do duo, traduzidas em arranjos para violão de 7 cordas e flauta transversal. Ainda em 2021 o projeto musical se consolidou com o lançamento do show “Dois Rios”, gravado ao vivo no Teatro Benigno Gaiga Urca em Poços de Caldas e lançado em áudio e vídeo nas plataformas digitais.

O Duo também está em fase de pré-produção do seu segundo álbum com previsão de lançamento para o final de 2022.

Para saber mais, siga as redes sociais @sax_rodrigo e @flaviodanza.