Nos dias 11 e 13 de novembro, a equipe do Programa Melhor em Casa realizou uma capacitação na sede do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI Zona Leste). A iniciativa atendeu a um pedido da equipe do CIADI, que busca aprimorar o atendimento oferecido aos idosos. A instituição tem capacidade para atender até 60 idosos diariamente e reuniu a necessidade de identificar sinais de alerta e as providências adequadas a serem tomadas em caso de intercorrências.
A capacitação foi ministrada por três profissionais do SAD: a enfermeira Emilene Moras Pinheiro, a fonoaudióloga Juliana Ferreira Bertozzi e a fisioterapeuta Lara Santicioli Chagas de Freitas. A atividade incluiu uma roda de conversa com os profissionais técnicos e cuidadores do CIADI, abordando temas como manejo, precauções e cuidados relacionados ao envelhecimento.
Entre os tópicos discutidos, destacamos estratégias para o controle de sinais específicos e a prevenção de incidentes como quedas, alterações de pressão arterial, descompensação de glicemia, febre e engasgos. As orientações também abrangeram a consistência alimentar adequada, cuidados com a hidratação e instruções específicas de acordo com prescrição médica.
Segundo a enfermeira Emilene, essas capacitações fazem parte do papel do SAD como capacitadora da rede de atendimento: “Estamos sempre disponíveis para compartilhar conhecimento e contribuir com a formação de profissionais que lidam diretamente com o cuidado aos idosos.”
A assistente social do CIADI, Ana Carolina Pregnolato, agradeceu a dedicação e o profissionalismo da equipe do SAD. “Foi um trabalho excelente. Agradecemos pela linguagem acessível, pelo cuidado nas respostas e pelo conhecimento transmitido, que será de grande valia para o nosso dia a dia”, afirmou.
A parceria entre o SAD e o CIADI demonstra a importância de iniciativas conjuntas específicas à promoção de um envelhecimento saudável e ao fortalecimento da rede de atenção à saúde do idoso.