Escola Municipal Vitalina Rossi desenvolve ações de combate à dengue

A luta contra a dengue é um assunto levado muito a sério na Escola Municipal Vitalina Rossi, no Jardim Esperança, zona sul da cidade. Com orientação das professoras Magda e Patrícia e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do período da manhã desenvolveram um trabalho de conscientização sobre o combate ao Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

Eles conheceram o ciclo de vida do mosquito e foram alertados sobre os cuidados que todos devem ter para eliminar os criadouros. Agora, os estudantes estão preparados para agir em casa e orientar suas famílias, amigos e comunidade em geral para que deem atenção aos grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, e também aos pequenos, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, entre outros, já que o Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água.

Os alunos também receberam orientações sobre como identificar sintomas da dengue, em quais casos devem procurar as unidades de saúde e também produziram um mosquito de papel, numa atividade lúdica. “As crianças e adolescentes são muito importantes nas ações de conscientização e combate ao mosquito, já que são agentes multiplicadores na família”, ressalta a diretora da unidade, Denise Nery Ramos.

A iniciativa integra as ações do Programa Saúde na Escola – PSE, desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visando à realização de atividades educativas sobre a conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ao todo, serão contempladas com o projeto 66 unidades escolares, sendo 38 Centros de Educação Infantil, 25 escolas municipais e três unidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A ação contribui para a promoção, prevenção e atenção à saúde das crianças e jovens da rede pública de ensino. Ao final das palestras educativas todos ficam interessados no assunto sobre a prevenção de doenças e eliminação dos criadouros, não deixando água parada, bem como nas amostras de larvas e do mosquito Aedes Aegypti e se tornam, a partir dessa ação, agentes mirins no combate à dengue, levando as orientações para os pais, amigos e toda comunidade”, destaca a agente de Endemias e educadora ambiental, Aretha Carneiro Corrêa.