Escolas podem agendar atividades na Semana de Cultura Popular “Amadeu Francisco”

Programação inclui a exibição do documentário “O Homem da Fé: a obra de Amadeu Francisco”

A Secretaria Municipal de Cultura realiza, de 18 a 24 de agosto, em alusão à semana comemorativa do Dia do Folclore, a 4a Semana de Cultura Popular “Amadeu Francisco”, com atrações artísticas gratuitas e destaque para a programação infantil. As unidades educacionais devem realizar agendamento, de acordo com a faixa etária de cada atividade, até sexta-feira (16), pelos telefones 3697-2389 /3697-2335 ou pelo e-mail comunicacaoculturadepocos@gmail.com.

A equipe da SECULT encaminhou ofício às escolas estaduais, municipais e particulares da cidade para divulgar as ações da Semana de Cultura Popular, que chega à 4a edição neste ano, celebrando o patrimônio cultural imaterial. Em 2019, a semana rende homenagens ao saudoso mestre Amadeu Francisco, falecido no ano passado, que durante mais de 50 anos desenvolveu ações ligadas a Catira, Folia de Reis, Dança/Terço de São Gonçalo do Amarante e Reza das Almas. Foi fundador do “Grupo de Folia de Reis Brasil Esperança” e também do único grupo de catira do município de Poços de Caldas, o “Grupo de Catira Poços Caldense”.

Oficinas e peças teatrais serão apresentadas na Urca

De 19 a 23 de agosto, haverá uma programação especial no Espaço Cultural da Urca. A partir das 14h, serão realizadas oficinas e contação de histórias, seguidas por espetáculos teatrais, às 15h. As peças atendem ao público de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Já a atividade “Oralidade: Thamara – A princesa de Poços”, no dia 21, quarta-feira, às 8h30, é destinada ao público de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

As unidades escolares também foram convidadas a visitar a exposição “Congos e Caiapós: do encontro à procissão, uma tradição”, na Galeria de Artes Malala Prezia, também na Urca, que se estende até o dia 31 de agosto.

“A participação dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, é fundamental para o reconhecimento e valorização da nossa cultura tradicional, no sentido de proteger e dar continuidade às manifestações culturais populares. Cabe destacar que a programação leva em conta a cultura popular manifesta no município, como a catira e o maracatu, por exemplo”, ressalta o diretor de Políticas Culturais, Gustavo Dutra.

A Semana de Cultura Popular está em consonância com o Sistema Municipal de Cultura e tem por objetivo garantir os direitos culturais de livre criação e expressão, a preservação e valorização de manifestações culturais tradicionais, além de reconhecer figuras que tanto se empenharam pela sobrevivência de nossa cultura popular.