Escritor Francisco Marins é a indicação de leitura desta semana da coleção Vaga-Lume

Nesta semana, a Biblioteca Municipal Centenário indica nada menos que quatro obras do escritor Francisco Marins, aproveitando o mês de férias. Os livros do autor, traduzidos em doze línguas, narram histórias típicas do Brasil.

Francisco Marins é o único escritor do país a figurar na famosa coleção europeia Delphin, que reúne clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.

Quem é Francisco Marins

Francisco Marins, nasceu em 23 de novembro de 1922, no distrito de Prata, quando o local pertencia à Botucatu (SP). Descendente de uma família de boiadeiros e pequenos plantadores de café, Marins passou sua infância em contato com a vida rural, onde colheu inspiração para seus livros. Atuou em jornais e em editoras de São Paulo.

Livros indicados

“A aldeia sagrada”

Sinopse: Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge.

“A montanha das duas cabeças”

Sinopse: O sonho da riqueza coloca Tonico e Perova em meio a uma revolta de escravos e guerras indígenas, em plena mata virgem no século 19. Muitos são os desafios no caminho para a Montanha das Duas Cabeças.

Disponível nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães.

“Em busca do diamante”

Sinopse: Tonico e Perova regressam da expedição à serra dos Martírios, quando o diamante do Imperador é roubado. Para piorar a situação, alguns pesquisadores russos, seus amigos, são detidos como suspeitos.

Disponível nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães

“O mistério dos morros dourados”

Sinopse: Tonico e Perova desafiam os perigos do interior brasileiro no final do século passado. Buscam a mina dos Martírios, o sonho de todos os que procuram ouro e sonham em ficar ricos. Mata e aventureiros reservam muitas surpresas para os dois amigos.

Disponível no CEU e nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães

Todos são da coleção Vaga-Lume.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO

Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)

Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI

Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)

Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES

Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab

Telefone: 3697-2074

Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES

Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)

Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços no Instagram.