O prefeito Sérgio Azevedo recebeu, no início da tarde desta terça, 17, o estudo preliminar de viabilidade técnica, financeira e ambiental do monotrilho de Poços de Caldas, realizado pela empresa alemã TÜV Rheinland. O estudo contempla diagnóstico urbano, diagnóstico de mobilidade, sistemas de transporte, demanda de passageiros, entre outros. A versão final, já com os custos para viabilizar o projeto, deverá ser entregue no final de janeiro de 2020.
A entrega do documento foi realizada no gabinete do prefeito, durante coletiva à imprensa. Uma comitiva alemã, composta por integrantes das empresas International Monorail Association, IMRail e ProResus, além dos dirigentes brasileiros da TÜV Rheinland, fez a entrega do documento e explanou parte dos estudos para imprensa e autoridades presentes. Também foi mostrado um vídeo apresentando a nova tecnologia, a ser implantada pela IMRail para o monotrilho de Poços, suas estações, como novo e moderno layout e novo trem, num sistema totalmente automatizado ( sem condutor) e inédito em todo o mundo.
O prefeito Sérgio Azevedo destacou que o projeto do monotrilho é de médio a longo prazo. “É um projeto para o futuro da cidade. Mas com o crivo de empresas alemãs e do próprio governo alemão. Então é algo que tem tudo para se tornar realidade dentro de alguns anos. Não queremos criar falsas expectativas, mas é importante avançarmos, pensarmos no monotrilho também como uma solução dentro do projeto de mobilidade urbana de Poços. A apresentação de hoje pretende também dar transparência neste processo, mostrando o que está sendo feito”.
Após a apresentação dos estudos de viabilidade financeira, em janeiro, o próximo passo será decidir sua concretização, se por meio da iniciativa privada ou por parceria público-privada. Parte-se então para o edital, num processo normal dentro do serviço público, com aval da Câmara de Vereadores.
O empresário Roger Dirksmeier, da Associação Internacional de Monotrilhos, assegurou ao prefeito que irá oferecer todo o suporte para que este projeto possa sair do papel. “Após as vindas à cidade de Poços de Caldas, conhecendo as pessoas, ficamos envolvidos de coração neste projeto. Será um grande prazer trabalharmos juntos para viabilizá-lo”.
Marko Krönke, da empresa IMRAIL, responsável pela tecnologia do sistema do monotrilho, informou que o projeto desenvolvido para Poços é o mais avançado do mundo. “Vai se encaixar perfeitamente na cidade, agregando valor a todo o sistema de mobilidade, também sugerido no estudo entregue hoje ao prefeito”. Ele apresentou o vídeo que mostra como será o novo monotrilho, cujo projeto foi guardado a sete chaves e, pela primeira vez, seria apresentado ao público presente à coletiva no gabinete do prefeito.
Os estudos acerca da viabilidade do monotrilho em Poços de Caldas foram patrocinados pelo governo alemão, sem custos para a Prefeitura de Poços.