Você está em:

Famílias acolhedoras: estão abertas as inscrições para quem quer abrigar temporariamente uma criança em Poços de Caldas

O serviço de acolhimento em Família Acolhedora, é executado pela Associação Criança Feliz, e seu objetivo é acolher temporariamente em ambiente familiar crianças e adolescentes afastados de sua família por medida de proteção, quando ela se encontra impossibilitada de cumprir suas funções.

A família acolhedora é responsável por cuidar e acolher essas crianças e/ou adolescentes temporariamente em seus lares, enquanto a equipe trabalha o retorno da criança ou adolescente para sua família.

A equipe do serviço é responsável por captar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras. Em Poços de Caldas, o serviço existe desde 2007 e mais 70 de famílias já fizeram parte desse projeto.

Hoje o serviço conta com poucas famílias cadastradas e segundo a coordenadora da Associação Criança Feliz, Aline Garcia Olímpio, mais famílias são essenciais para ajudar para continuidade do serviço. “A família acolhedora precisa ter o desejo em ajudar e cuidar, para proporcionar proteção e afeto as crianças e adolescentes que acolhem. O acolhimento familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, diferente de uma adoção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Representa um serviço dentro da Proteção Social Especial, com os demais serviços de acolhimento institucional, para crianças e adolescentes em situação de risco social, afastados de suas famílias de origem, por decisão judicial. Quanto mais famílias fizeram parte dessa base, conseguimos ajudar mais crianças para um futuro melhor.”

Critérios para ser Família Acolhedora:

• Morar em Poços de Caldas

• Ter mais de 18 anos

• Dedicação e afeto com crianças e adolescentes

• Não estar incluído no Sistema Nacional de Adoção e não ter o desejo de adotar

A família que tiver interesse em fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente, oferecendo proteção, amor e cuidado, pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp (35) 98707-1454.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social