FET chega ao fim com público de mais de 5 mil pessoas

Aproximadamente 30 horas de programação dedicadas ao teatro! Chegou ao fim, nesta sexta-feira (10), a 32ª edição do Festival Estudantil de Teatro, o tradicional FET. A mostra artística de teatro estudantil reuniu 33 apresentações produzidas por unidades educacionais das redes municipal, estadual e particular do município.

Na plateia sempre lotada do Teatro Benigno Gaiga, os olhinhos ávidos dos pequenos espectadores, ansiosos pelo início de cada peça. No camarim, nas coxias e corredores, corações acelerados dos pequenos atores prestes a brilhar no palco. O futuro do teatro poços-caldense está garantido com a continuidade da iniciativa, lançada em 1990. Aproximadamente 1.000 estudantes por dia passaram pelo local, totalizando um público de cerca de 5 mil pessoas.

Não à toa, cada grupo participante recebe o Troféu Fernandinho Frizzo, em homenagem a um dos grandes atores de Poços de Caldas, o saudoso Luís Fernando Frizzo. Fernandinho Frizzo, como era conhecido, figura de personalidade forte e humor refinado, com um talento ímpar, foi um ícone da história do teatro na cidade.

“Teatro dá um frio na barriga”, diz o pequeno ator João

O pequeno príncipe João, um dos atores mirins a se apresentar no FET, resume o sentimento da arte. “Teatro dá um frio na barriga”, diz. “Eu gostei bastante, é muito legal. O mais importante é que todos fazem o seu papel porque se alguém faltar não vai ficar bom”, contou.

Neste ano, as apresentações foram realizadas nos dias 1, 7, 8, 9 e 10. Mostra teatral de caráter não competitivo, o FET tem por objetivo incentivar o trabalho artístico e educacional, fomentar a prática teatral de forma cooperativa, incentivar o protagonismo estudantil e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e comunidades escolares.

“O FET é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com diversas secretarias municipais, em especial com a Secretaria Municipal de Cultura, pela qual foram contratados 17 profissionais das áreas de artes cênicas que desenvolveram o trabalho de montagem, ensaios, figurinos e cenários nas unidades públicas que nos solicitaram”, destacou a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Letícia Borges.

No FET, estudantes se revezando nos palcos e na plateia. “As crianças se envolvem muito, ficam naquela expectativa a cada ensaio nas escolas até o dia da apresentação final, que é muito aguardado. Foi tudo muito alegre e todos gostaram muito”, ressaltou a diretora da E.M. Carmélia de Castro, Renata Marcondes.