Flipoços faz doação de livros para Biblioteca Centenário

Mais uma vez, o Flipoços cumpre um dos seus principais papéis, o de fomentar e promover à leitura. Desde que começou a pandemia, o Flipoços não deixou de ser realizado, muito menos de continuar na sua missão de fazer chegar os livros até as pessoas.

Nesse ano de 2022, o Festival que foi realizado em abril, contou com algumas atividades presenciais quando as pessoas puderam fazer suas doações de livros. Além disso, ao longo do ano, a GSC serve também como um ponto de recebimento de doações e também faz coleta quando há solicitação.

Para a curadora da festival, Gisele Ferreira, procurar manter essa ação é muito importante. “Nós não podemos nos dispersar quando o assunto é fazer o livro chegar nas mãos das pessoas. Sobretudo nos momentos difíceis que passamos, o livro se torna ainda mais fundamental como um grande aliado”, enfatiza.

Dessa vez, foram 200 livros doados exclusivamente para a Biblioteca Centenário. Para a coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais de Poços de Caldas, Raissa Melo, as doações do Flipoços são muito importantes. “O Sistema de Bibliotecas Públicas é parceiro do Flipoços desde a primeira edição. Ano a ano, recebemos os livros doados pelo festival, que fazem grande diferença na atualização e incremento do nosso acervo bibliográfico. Mais uma vez, agradecemos a toda equipe da GSC pela iniciativa de impacto social atrelada ao Flipoços, fundamental dentro das ações de incentivo à leitura, ao livro e à literatura no município. As doações nos ajudam no desafio da atualização do acervo, essencial para a conquista de novos leitores e incentivo aos usuários já cadastrados”, destaca Raissa.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), conta com quatro bibliotecas públicas municipais, em todas as regiões da cidade: Biblioteca Municipal Centenário (Espaço Cultural da Urca), Júlio Bonazzi (Praça Tiradentes – Monjolinho), Marcus Vinícius de Moraes (Avenida Coronel Virgílio Silva – Vila Nova) e Manuel Costa Guimarães (Avenida Jaçanã Musa dos Santos – Conjunto Habitacional), além da Biblioteca Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, da biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e de uma cabine literária (Rua São Paulo).

Doe um Livro
A campanha “Doe um Livro” acontece há mais de 15 anos nos meses que antecedem a Feira e o Festival e durante os eventos. Cerca de 60 mil livros já foram doados para o município e até para outras cidades, em eventos realizados pelo Flipoços ao longo desses 16 anos. A curadoria do Festival informa que a campanha “Doe um Livro” já está aberta e quem tiver livros pode entregar na GSC Eventos (Rua Prefeito Chagas, 305 – sala 308) ou entrar em contato pelo telefone 3697-1551.

O 17º Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas vai acontecer de 03 a 11 de setembro de 2022, com a temática “Letras e Música – a Sinfonia da Literatura”, com apoio cultural da Associação União Literária de Minas Gerais e do Comitê Poços Literária. Mais informações acesse www.flipocos.com ou ligue para (35) 3697-1551.

Legenda da foto:
Coordenadora e servidoras da Biblioteca Centenário receberam as doações de livros da GSC/Flipoços