Força jovem por um Futuro Verde: Transformando Vidas em Poços de Caldas

Em um esforço coletivo para abordar questões urgentes de saúde mental, educação ambiental e desenvolvimento psicossocial entre jovens, o Instituto Dr. Márcio Ribeiro Valle, em colaboração com a Prefeitura de Poços de Caldas, através das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde, lança o projeto inovador “Força Jovem por um Futuro Verde”. Este programa visa engajar jovens do Ensino Fundamental II, com idades entre 12 e 14 anos, em uma série de atividades educacionais e de conscientização que se estendem de abril a setembro de 2024.

A necessidade de intervenções eficazes para prevenir o aumento alarmante dos casos de suicídio entre jovens, conforme destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a campanha Setembro Amarelo, está no centro desse projeto. Além disso, questões como o envolvimento com drogas, comportamentos violentos ou antissociais são abordadas, visando reduzir significativamente o impacto desses desafios no desenvolvimento juvenil.

O “Força Jovem” busca atender 70 jovens, oferecendo-lhes uma combinação de atividades em grupo e individuais, que incluem questionários autoaplicáveis, técnicas de educação ambiental, sensibilização psicossocial, aprendizado acelerado e desenvolvimento de habilidades de comunicação. Essas atividades não apenas visam fortalecer a resiliência dos participantes, mas também pretendem habilitá-los a se tornarem agentes de mudança positiva em suas comunidades.

As inscrições estão abertas e se estendem até dia 09 de abril. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site www.sympla.com.br/evento/forca-jovem/2334613. Além do preenchimento online, é necessário o Termo de Consentimento Esclarecido, assinado pelos pais ou responsáveis, reforçando o compromisso com a participação ativa no programa.

Com uma metodologia abrangente que inclui encontros mensais presenciais e virtuais, o programa está estruturado para abordar, de forma holística, as diversas necessidades dos jovens participantes. Os tópicos vão desde lixo e reciclagem até técnicas de comunicação oral e escrita, passando por autoconhecimento e inteligência emocional.

A gincana, que será realizada ao longo do projeto, promete ser um ponto alto, proporcionando aos jovens a oportunidade de aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos e promover um impacto direto na comunidade através da arrecadação de materiais recicláveis, roupas, produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

Para Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, psicóloga responsável pelo projeto, esse trabalho não apenas almeja o desenvolvimento de habilidades psicossociais nos jovens, mas também espera que, ao concluírem o programa, eles demonstrem crescimento interior, melhoria na aprendizagem e uma participação social mais ativa e colaborativa. A avaliação do sucesso do programa será feita através da realização e publicação de um trabalho escrito pelos participantes, bem como a obtenção de um certificado de conclusão, validando sua participação como Agentes da Força Jovem.

O “Força Jovem por um Futuro Verde” não é apenas um projeto temporal; é uma iniciativa que visa instigar uma mudança de comportamento duradoura nos participantes e, por extensão, nas suas comunidades. A sustentabilidade do projeto reside na capacidade de inspirar uma nova geração de jovens conscientes, resilientes e proativos na abordagem de questões ambientais e sociais.

Para a secretária de Educação, Maria Helena Braga, o projeto “Força Jovem por um Futuro Verde” é uma iniciativa louvável e necessária com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, juntando, Educação, Meio Ambiente e Saúde, refletindo um compromisso coletivo com o futuro dos jovens em Poços de Caldas. Ao abordar simultaneamente as questões de saúde mental, educação ambiental e desenvolvimento psicossocial, o projeto não apenas busca prevenir desajustes entre os jovens, mas também prepará-los para serem líderes compassivos e informados em suas comunidades. Este é um passo vital em direção a um futuro mais verde e promissor, onde cada jovem tem o poder de fazer uma diferença significativa.

Como se Inscrever

As inscrições já estão abertas e se estendem até o início do programa, marcado para 09 de abril de 2024. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site www.sympla.com.br/evento/forca-jovem/2334613. Além do preenchimento online, é necessário o Termo de Consentimento Esclarecido, assinado pelos pais ou responsáveis, reforçando o compromisso com a participação ativa no programa.

Documentação Necessária:

Formulário de inscrição preenchido no site indicado.
Termo de Consentimento Esclarecido, assinado pelos pais ou responsáveis legais.

Apresentação do Proponente:
Instituto Dr. Márcio Ribeiro do Valle
Endereço: Rua Goiás, 77, Poços de Caldas, Minas Gerais, CEP: 37701-005.