Fundação Carlos Chagas apresenta resultados parciais de avaliação de valores sociomorais da rede municipal

Pesquisador da Fundação Carlos Chagas, Adriano Moro, apresentou os resultados parciais da pesquisa

Na última semana, representantes da Fundação Carlos Chagas estiveram em Poços de Caldas para apresentar os resultados parciais da pesquisa “Avaliação dos valores sociomorais em plataforma digital com acesso on-line”, que está sendo desenvolvida na rede municipal de Ensino desde o ano passado.

A pesquisa tem como objetivo avaliar, a partir de situações-problemas, a adesão aos valores sociomorais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em alunos e professores das escolas públicas municipais. A partir dos diagnósticos das avaliações, as escolas poderão mensurar a adesão aos valores sociomorais, tanto dos educadores como dos estudantes, elaborando um plano de ação voltado ao tema, com a criação de atividades que visam discutir esses valores em sala de aula.

Neste momento, participaram da reunião para devolutiva parcial da pesquisa os supervisores das escolas municipais, acompanhados de representantes da equipe gestora. O encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Ensino no último dia 27, foi um momento de orientações e esclarecimentos em relação aos dados coletados e analisados.

“Pensamos por bem fazer, inicialmente, uma reunião com os supervisores para apresentar os dados parciais da avaliação com os professores e deixá-los à vontade com o material porque eles farão a ponte entre a mensuração de valores que nós fizemos e a escola. É uma primeira conversa com os supervisores para que eles possam entender como será feita a devolutiva para os respondentes, sejam professores ou alunos, para que, quando os resultados chegarem na escola, eles tenham condições de discutir como é possível viabilizar a educação em valores”, explica o pesquisador da Fundação Carlos Chagas, Adriano Moro.

A pesquisa foi aplicada por meio de questionários avaliativos no formato digital, junto aos professores e alunos das escolas municipais. A previsão é que os resultados finais sejam apresentados ainda em março. A secretária de Educação, Flávia Vivaldi, destacou que é fundamental para o sucesso da iniciativa que a equipe gestora tenha subsídios para trabalhar com os resultados na escola.

O termo de cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Carlos Chagas foi assinado pelo prefeito Sérgio Azevedo em julho de 2018. A pesquisa, realizada totalmente on-line, é inédita no Brasil.