Grupo de pesquisa ocupa CEU das Artes com teatro durante cinco meses

Ator Valber Rodrigues coordenou ações formativas voltadas ao teatro de máscaras e formas animadas

O grupo de pesquisa “Teatro de máscaras e outras formas animadas” está concluindo os trabalhos de 2023. Durante cinco meses, jovens e adultos interessados na pesquisa teatral ocuparam o CEU das Artes e puderam se desenvolver como artistas.

A coordenação é do ator Valber Rodrigues, bacharel em teatro pela Universidade Cândido Mendes (RJ), em parceria com o grupo teatral Bem me Quer, formado por Jacque Ferrari e Gui Guerriero, como artista convidado. AS atividades ocorreram por meio do edital para concessão de patrocínios da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

De acordo com o coordenador Valber Rodrigues, o grupo pesquisou a linguagem de máscaras, mas também outras técnicas das formas animadas, como teatro de bonecos, manipulação de objetos e teatro de sombras. Ainda foram trabalhadas referências históricas e teóricas, técnicas de construção de máscaras e bonecos, assim como o jogo da máscara teatral.

“O jogo da manipulação da máscara exige que os participantes descentralizem do rosto as expressividades e as busquem em corporeidades extracotidianas. Também foram propostos exercícios que centralizam no corpo a criação, na busca pela evocação de imagem, sensação e sentido”, explica Valber.

Os encontros ocorreram semanalmente, entre julho e novembro. A participação foi aberta a artistas e ao público em geral, de forma gratuita. Além disso, o projeto também realizou oficinas em escolas públicas e levou ainda mais informação para comunidades locais.