Na última semana, o secretário municipal de saúde, Thiago Mariano, juntamente com os diretores e a arquiteta responsável, se reuniram para finalizar os detalhes do projeto de transformação do Hospital M. Vereador Gilberto de Mattos. Atualmente, a unidade opera como um núcleo de especialidades, oferecendo consultas e atendimentos em diversas áreas. Entretanto, após uma reforma parcial realizada em 2023, a unidade inaugurou 20 leitos de internação, ampliando a capacidade de atendimento à população.
Com a reestruturação completa, o hospital passará a atuar oficialmente como um hospital municipal, ampliando tanto a capacidade quanto a complexidade dos atendimentos prestados. A nova estrutura contará com um moderno centro de imagem, equipado com raio-X, tomógrafo, duas salas de ultrassom, além de um setor dedicado a exames de endoscopia e colonoscopia, o que contribuirá para a redução do tempo de espera, atualmente longo devido à alta demanda e aos prestadores de serviço não conseguirem dar a evasão necessária nas filas.
O centro cirúrgico, que hoje realiza pequenas cirurgias em duas salas, será duplicado, permitindo a realização de cirurgias de médio porte, graças à expansão da capacidade técnica e estrutural. Outro destaque será a nova Central de Material e Esterilização, que atenderá todas as demandas da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionando maior controle de estoque, padronização dos processos de limpeza e preparo, além de uma melhor qualidade dos materiais, gerando maior eficiência.
A capacidade de internação também será ampliada, passando a contar com 34 leitos de enfermaria e cinco leitos dedicados a situações de intercorrências. A farmácia, destinada à distribuição de medicamentos à população, recebe um novo espaço com melhor acessibilidade, sala de espera, maior área de trabalho e expansão no horário de atendimento.
Além disso, a unidade contará com ambulatórios especializados para tratamento de Dor Crônica, Feridas e Doenças Vasculares, oferecendo acompanhamento especializado. Um novo setor de fisioterapia será construído, com aumento da área física, aquisição de novos aparelhos e a implementação de novos métodos de terapias, ampliando a capacidade de atendimento.
“A transformação do Hospital M. Vereador Gilberto de Mattos é um marco fundamental para a saúde do nosso município. Com essa adaptação, não apenas aumentando a capacidade de atendimento, mas também elevando o nível de complexidade e a qualidade dos serviços oferecidos. A criação de novas áreas, como o centro cirúrgico ampliado, o centro de imagem, e a central de esterilização, vai otimizar o cuidado com nossos pacientes, direcionando filas e agilizando procedimentos essenciais para toda a população.”